Bebês ovelhas se desenvolvem em útero artificial, bebês humanos são os próximos

Boletim Claro que é do Bem

Bebês ovelhas se desenvolvem em útero artificial, bebês humanos são os próximos

Publicado em: 28/04/2017

O site Nature Communications publicou um experimento de um grupo de cientistas chefiado pelo médico cirurgião fetal, Dr. Alan Flake, do Hospital Infantil da Filadélfia, nos Estados Unidos, no qual eles desenvolvem um útero artificial. Chamado Biobag, o útero contém uma bolsa com fluidos amnióticos e tubos de sangue. 

O experimento está sendo realizado com 8 ovelhas, que já têm 4 semanas de vida. A expectativa é que esse estudo auxilie os bebês que nasçam com até 28 semanas de vida, considerado extremamente prematuro.

O Hospital, até o momento, colheu apenas resultados positivos: as ovelhas desenvolveram corretamente os pulmões e o cérebro; todas já abriram os olhos; aprenderam a engolir alimentos, além de nascerem os primeiros tufos de lã.

Com o sucesso, o próximo passo é desenvolver úteros artificiais para humanos, mas o Dr. Flake alerta: “É totalmente ficção científica pensar que você poderá pegar um embrião e colocá-lo diretamente em nossa máquina sem a mãe ser um elemento crítico".

A ideia é que o Biobag auxilie os bebês extremamente prematuros. Somente nos EUA, 10% dos bebês nascem prematuramente (antes das 37 semanas), desse total cerca de 6% (30 mil) são considerados extremamente prematuros, e dentre esse número, 20% a 50% apresentam problemas de saúde futuros, devido à má formação dos órgãos.

 

Fonte: Nature Communications

 

Comentários