Carregando...

Entretenimento

Israel está localizado na Ásia, na região do Oriente Médio, as margens do Mar Mediterrâneo. O estado faz fronteira com 4 países árabes-muçulmanos: Egito, Jordânia, Síria e Líbano. Israel é o berço das três principais religiões monoteístas do mundo: judaísmo, islamismo e cristianismo. Sua população é composta por 9,2 milhões de habitantes (2020), sendo aproximadamente 6 milhões de judeus, 2 milhões de árabes e 200.000 cristãos. A capital internacional é Tel Aviv e para os judeus é Jerusalém (inclusive consideram Jerusalém como capital os Estados Unidos, o Brasil e mais outros 14 países). Os idiomas oficiais são: hebraico, árabe e inglês, a moeda é o NIS – Shekel e o fuso horário é de +5 ou +6 horas em relação ao Brasil.

 

Israel é considerado um país reconhecido internacionalmente pela sua expertise nas áreas de ciência e tecnologia, fato comprovado por inúmeras invenções criadas e ali estabelecidas. Vou enumerar 10 invenções desenvolvidas em Israel: 1. Waze em 2008; 2. Firewall, sistema de segurança contra invasão em redes de computador; 3. Pen drive; 4. Drones no ano de 1973; 5. Processadores Intel (8088 com o primeiro PC); 6. Processo de dessalinização da água do mar criado em 1967; 7. Depilador elétrico em 1986; 8. Aquecimento solar desenvolvido em 1955; 9. Tomate cereja cultivado há mais de 200 anos; 10. Sistema de irrigação por gotejamento na agricultura.

 

Desde o ano 70 dC, o povo judeu deixou de ter a sua nação quando os romanos destruíram várias cidades da região, inclusive e principalmente Jerusalém, quando a capital do Império Romano passou a ser Caesarea Marítima. Em 1948, a ONU deu permissão para a fundação do estado de Israel e o voto que decidiu favoravelmente a criação do estado independente foi do político e diplomata brasileiro Oswaldo Aranha.

 

Como ir para Israel? Não existem voos diretos do Brasil para a Terra Santa. Existem várias companhias aéreas que atendem o destino, mas com voos de conexão na Europa, África ou Ásia. Os brasileiros não precisam de visto de entrada, apenas passaporte com validade mínima de 6 meses. O Aeroporto Internacional Ben Gurion, nome do primeiro presidente de Israel, está localizado a 20 Km de Tel Aviv e a 57 Km de Jerusalém.

 

Israel é um país maravilhoso e possui uma vasta gama de atrativos turísticos imperdíveis. Vou traçar um roteiro com as visitas “obrigatórias” que pode ser cumprido de 5 a 7 dias, dependendo da forma escolhida que você quer seguir viagem. Esse roteiro foi montado junto com o Turismólogo Leonardo Costa, proprietário da Terra Santa Turismo Israel, agência especializada no destino Israel [Instagram: @turismoisrael].

 

Vamos começar o roteiro pela icônica Jerusalém, cidade com mais de 3000 anos de história. Jerusalém tem um significado ainda mais especial para os brasileiros porque o rei Roberto Carlos regravou em português e em hebraico a música “Jerusalém de Ouro”, uma música que tem grande relevância para os judeus. O primeiro ponto de visitação é o Monte das Oliveiras, que fica na parte alta da cidade. De lá, é possível avistar a cúpula dourada do Domo da Rocha e as muralhas da Cidade Antiga, além de estar ao lado do cemitério mais antigo do mundo, lugar extremamente sagrado para os judeus. Descendo a estreita rua de pedra, chegamos ao Jardim do Getsêmani e a Basílica da Agonia, lugar sagrado para os cristãos. De acordo com a Bíblia, foi onde Jesus realizou o seu último sermão para os apóstolos e chorou sangue.

 

Agora vamos adentrar pelos muros da Cidade Antiga de Jerusalém. A cidade possui 8 portões de entrada, sendo que os principais são chamados de Jaffa Gate e Damascus Gate. A Cidade Antiga é dividida em 4 bairros no seu interior: Muçulmano, Armênio, Judeu e Cristão. É um lugar sagrado para judeus, muçulmanos e cristãos. Para os judeus, o principal símbolo é o Muro das Lamentações, onde eles vão lamentar a destruição do templo construído por Herodes. A única parte original do templo que restou foi essa parte do muro, utilizada pelos judeus e cristãos para suas rezas e orações. Vale ressaltar que na cultura dos judeus religiosos torna-se necessária a divisão dos homens e das mulheres nesse momento. Para os muçulmanos, o Domo da Rocha (que é a cúpula dourada) e a Mesquita de Al-Aqsa, atrativos que ficam próximos ao muro, constituem as principais representações sagradas de acordo com a fé e a tradição islâmica, pois teria sido nesse local que Maomé subiu ao céu com seu cavalo e foi para o paraíso. Cabe ressaltar que os muçulmanos consideram Meca e Medina, na Árabia Saudita, como sendo outros lugares sagrados para a sua religião. Para os cristãos, existem duas teorias sobre o local onde Jesus Cristo foi crucificado, morto e sepultado. A tradição mais antiga é dos católicos e de outas denominações que tem como principal representação a Igreja do Santo Sepulcro. Já para os protestantes, a representação se dá através do Jardim da Tumba, local conhecido na Bíblia como Gólgota, o Monte da Caveira. A Cidade Antiga é um local propício a compras de artigos religiosos e típicos da região, tendo a pechincha como importante aliado para fazer render o seu dinheiro. Vale ressaltar que essa forma de negociação é uma prática milenar existente no comércio dos árabes e judeus, portanto, faça valer essa tradição quando estiver adquirindo seus presentes.

 

Saindo da Cidade Antiga, visite o Museu de Israel. Esse lugar possui uma maquete gigante na entrada com a cidade de Jerusalém da época de Cristo e os pergaminhos originais da Bíblia encontrados no Mar Morto. Uma visita indescritível! Depois, visite o mercado Mahane Yehuda, localizado no coração da Jerusalém moderna, lugar onde você vai encontrar os temperos e especiarias do oriente, os incríveis doces árabes e frutas da região do Oriente Médio. De noite, o local se transforma num point de happy-hour e balada soft, com drinks e música de qualidade. Dica especial do #seliganatrip: vá de VLT para o Mahane Yehuda e tenha uma experiência fantástica em Jerusalém. Esse meio de transporte te coloca numa perspectiva diferenciada em relação a percepção da cidade.


No próximo programa, vamos seguir nosso incrível roteiro por Israel. #SeLigaNaTrip

Confira a entrevista de hoje na íntegra:



Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais