Entretenimento

  1. Entretenimento
  2. Entretenimento
  3. Top 5 maiores trilhas da história do cinema
Imagem: Arquivo de Divulgação | Universal Pictures

Top 5 maiores trilhas da história do cinema

Confira a seleção de trilhas originais instrumentais que mais conseguem captar inteiramente a essência de um filme


Por RaphaVênus | Equipe RádioCast

Na semana passada o nosso Top 5 foi com trilhas originais, porém, com cara de música comercial. Dessa vez vamos com trilhas originais instrumentais, que conseguem captar inteiramente a essência de um filme. São inúmeras as trilhas sonoras que são marcantes e claro, algumas tiveram que ficar de fora, mas certamente essas 5 trazem a memória de qualquer um boas lembranças, nostalgia e um pouco da infância. Vamos ao nosso TOP 5: os maiores temas da história do cinema!

5 – E.T. - O EXTRATERRESTRE

Pra começar vamos voltar aos anos 80, aliás, década das melhores trilhas sonoras do cinema. A composição de John Williams para “E.T., o Extraterrestre” é tão marcante quanto o filme foi – e ainda é – para a história de Hollywood.

O filme que completa 40 anos em 2022, parece que com o passar do tempo, vai aumentando cada vez mais seu valor. Seus defeitos vão ficando pouco importantes, e suas qualidades, cada vez mais admiráveis. É um filme que vai além do objetivo de entreter, ele mexe com a imaginação de crianças e adultos, também!

E claro, tudo isso é possível com uma trilha sonora impecável. Quando você a ouve, memórias da sua infância ou de quando você viu o filme pela primeira vez, surgem imediatamente. É uma música que inspira algo bom, um sonho, magia… ou seja, infância!

A trilha sonora de ET rendeu a John Williams e a Spielberg o Oscar, de melhor trilha sonora em 1983, além de outros prêmios como o Globo de Ouro, além de 2 prêmios Grammy.


4 – INDIANA JONES

Ainda nos queridos anos 80, a trilha que mais inspira aventura! Mesmo que você nunca tenha assistido a nenhum filme de Indiana Jones (o que é improvável), certamente essa música fez parte de sua vida.

O primeiro filme lançado em 1981 e logo se tornou um sucesso de crítica e de bilheteria. Reza a lenda, que Williams apresentou duas peças para Steven Spielberg escolher, qual seria a melhor para o longa-metragem. Spielberg, encantado com ambas as trilhas que ouviu, foi incapaz de optar por uma ou outra, e perguntou se não era possível mesclar as duas em uma única composição. Assim surgia uma das mais famosas composições de aventura da história.

O fato mais curioso dessa trilha ficou por conta do ator Harrison Ford, que interpretou Indiana Jones. Ele diz que a música marcou tanto a sua vida que a utiliza em diversos momentos, inclusive inusitados. “A música estava tocando na sala de operações quando eu entrei para fazer a minha colonoscopia”, disse o ator na cerimônia de entrega do American Film Institute, premiação que em 2016 homenageou John Williams.


3 – O REI LEÃO

O único tema que não é de John Williams no nosso Top 5 é esta belíssima composição em parceria do premiadíssimo Hans Zimmer com Elton John e Tim Rice. “Circle of Life” traduzido no Brasil como “Ciclo sem fim” é certamente uma das mais belas canções do cinema e embalou a superprodução “O Rei Leão”

O início da música, aquelas frases incompreensíveis para nós falantes de português, é uma sequência de frases no idioma Zulu, falado nos países da África do Sul, Moçambique e Suazilândia e compostas pelo produtor sul-africano Lebo M., que escreveu a pedido de Zimmer, a letra baseado na sinopse do filme.

O produtor executivo de “O Rei Leão”, Thomas Schumacher explicou o significado do canto: "Este filme foi traduzido para 32 línguas diferentes, mas não importa em que língua você assista, é Lebo que começa com o canto em Zulu, enquanto o sol nasce. Isto ficou como um marco da qualidade africana do filme".

A trilha sonora de “O Rei Leão” é tão marcante que em 1995 ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora, pelas composições de Hans Zimmer e Melhor Canção Original com "Can You Feel the Love Tonight". E ainda foram indicados no quesito Melhor Canção Original a própria “Circle of Life” e a não menos famosa “Hakuna Matata”.

Circle of Life demonstra a grandiosidade do trabalho de Hans Zimmer, e ocupa aqui o nosso 3º lugar!


2 – SUPERMAN

Se hoje em dia os filmes de super-herói estão em alta, não era assim em 1978. Mas nesse ano foi lançado uma das maiores produções do gênero: Superman, com Christopher Reeve no papel principal e que é lembrado ainda hoje como o mais icônico intérprete do herói da DC Comics.

Um trompete alto e alto dá a impressão de altura, as cordas baixas batendo na terra abaixo e percussão enérgica aumentam a sensação de velocidade. Essa é a genialidade do tema que remete logo a um homem voando pelos céus.

O detalhe é que originalmente, John Williams não estava escalado para compor a trilha sonora do filme. Isso só aconteceu porque o veterano Jerry Goldsmith que era o titular, foi forçado a desistir por causa de conflitos de agenda e então Williams ficou com o trabalho.

A trilha sonora indicada ao Oscar em duas categorias: “Melhor Trilha Sonora Original” e “Melhor Som”. Não levou as estatuetas, mas entrou para a história muito mais do que as vencedoras daquele ano.

Williams conseguiu capturar todo o heroísmo e diversão do homem de aço e o tema principal da fanfarra voou para o repertório de orquestras ao redor do mundo desde então. Vários filmes do maior herói de todos os tempos foram lançados, mas nenhum com uma música tão memorável quanto essa.

O último filme solo do homem de aço, não utilizou esta trilha clássica. O diretor Zack Snyder declarou em uma entrevista ao site Total Filme que decidiu agir como se nenhum filme do Superman existisse anteriormente. “Nós amamos os filmes que foram feitos. Mas precisamos dizer que este é primeiro filme do Superman e, então, você não pode dizer, “Oh, vamos roubar um pouco dessa música”. As composições do filme “Man of Steel” de 2008 ficaram por conta de Hans Zimmer, o mesmo de “O Rei Leão”.


1 – STAR WARS

E no topo do nosso pódio como principais temas da história do cinema, vamos de Star Wars, provavelmente a música mais conhecida da história da cultura pop!

O tema principal de Star Wars será usado eternamente por toda a franquia, não importa quantas sequências ou desdobramentos ela tenha. A melodia traz a clara sensação de que uma grande aventura está por vir, e faz a gente querer embarcar nessa jornada sem pensar duas vezes.

Um detalhe é que George Lucas não queria um compositor original para Star Wars. Ele imaginava um filme trilhado por músicas clássicas, assim como Stanley Kubrick já tinha feito em “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Mas Steven Spielberg insistiu e conseguiu incluir Williams no projeto. Ele já tinha trabalhado com ele em Tubarão, inclusive ganhado um Oscar por ele.

E para Star Wars, John Williams não compôs apenas este tema. São deles também a Marcha Imperial, tema de Darth Vader e o Tema da Força. Ou seja, a inspiração veio forte para este filme.

A perfeição da trilha sonora composta por John Williams para Star Wars é algo que entrou para a história e provavelmente nunca mais será replicado.


Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais