Carregando...

Entretenimento

Imagem: Divulgação | Fox Broadcasting Company

Top 5 previsões certeiras de Os Simpsons

Coincidências curiosas ou previsões verdadeiras?

Por Bruno Matos e Raphaela Faria | RádioCast98

Quem assistia ao programa americano The Tracey Ulman Show da Fox TV no dia 19 de Abril de 1987, deve ter estranhado a inserção de um curta animado, de cerca de dois minutos, bem no meio da atração.

Mal sabiam os telespectadores que estavam diante do embrião de um dos maiores fenômenos midiáticos de todos os tempos. Uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos que ganhou o mundo e hoje dispensa apresentações. Hilário, Complexo, Influente, transgressor e um colecionador de prêmios e recordes. Tudo isso pode ser resumido apenas como “Os Simpsons”.

Mas, recentemente, uma outra faceta da sitcom animada veio à tona: a capacidade de prever o futuro. O fato é que várias especulações e exageros inseridos através de piadas ao logo dos inúmeros episódios acabaram se tornando realidade. Diversas coincidências curiosas que até hoje nos intrigam.

Coincidências?! Tire suas próprias conclusões no nosso Top 5 Maiores Previsões dos Simpsons

TOP 5:

Há 16 anos, a série "The Simpsons" "adivinhou" que o empresário norte-americano Donald Trump seria presidente dos EUA.

No episódio "Bart to The Future", que foi exibido em março de 2000, a personagem Lisa Simpson se torna presidente dos EUA após o mandato de Donald Trump e afirma que "herdou uma grande dívida" e que "o país estava quebrado.

O roteirista da história Dan Greaney disse ao site "The Hollywood Reporter" em março de 2016, quando Trump ainda estava em campanha, que a fala de Lisa era "um aviso para os EUA". "Parecia lógico que essa seria a última parada antes de atingir o fundo do poço. Foi colocado no episódio porque combinava com a visão de que os EUA estavam ficando loucos", afirmou.

TOP 4: 

Já em quarto lugar vai uma coletânea de avanços tecnológicos que foram sugeridos no desenho bem antes de se tornarem realidade. Como no episódio “O casamento de Lisa”, mais um com a pegada futurista, que foi ao ar em 1995. Nele, Lisa e Marge conversam através de um antigo telefone que possui um display integrado, caracterizando as vídeo-conferências conhecemos atualmente.

Neste mesmo episódio, o noivo de lisa utiliza um smartwatch para se comunicar, mesmo quatro anos antes do primeiro híbrido entre celular e relógio ser lançado.  Se você acha que pouco, saiba que um anos antes, em 1994, no episódio “Lisa no Hóquei”, um aparelho da Apple já apresentava confusão devido ao seu corretor rendendo diversas piadas.  Só pra lembrar, o primeiro modelo do iPhone foi para o mercado apenas em 2007.

TOP 3:

A medalha de bronze do Top 5 Previsões absurdas dos Simpsons vai para um episódio de 94 em que Bart está doente e Marge tenta convencer as pessoas que seu filho contraiu o vírus Ebola. Inclusive, no desenho ela está lendo um livro chamado: “O curioso George e o vírus Ebola”.

Sim, o virús Ebola já havia sido descoberto desde os anos setenta. Mas nenhum surto havia sido registrado desde 1979. Pouco tempo após o episódio, o vírus foi detectado em na Costa do Marfim, República Democrática do Congo e no Gabão

TOP 2:

Já a prata tem tudo a ver com nós, brasileiros. Em You Don't Have to Live Like a Referee (Você Não Precisa Viver como um Árbitro), o 16° episódio da 25ª temporada da série, Homer recebe uma proposta para ser árbitro de futebol na Copa do Mundo do Brasil. No desenho, nossa seleção é derrotada por, adivinhe quem??? Ela mesma, a Alemanha.

Mas daí você pode argumentar: no episódio a derrota do Brasil foi de 2 x 0, placar bem distante do famigerado 7 x 1. E outra: isso acontece na final da copa, e não na Semi final. Verdade, por isso a grande previsão não está relacionada aos gramados, e sim no que rolou fora deles.

Na noite anterior à final entre Brasil e Alemanha em que Hommer iria apitar, Gangsters tentam subornar o patriarca da família Simpson jogando dinheiro em seu quarto de Hotel.

O detalhe é justamente o dinheiro. Nas mãos de Homer estão notas no valor de “200 reais”. Poderia ser considerado um tremendo vacilo no roteiro, caso essas notas não tivessem sido realmente lançadas anos depois, em 2020. Faltou só o lobo Guará.

TOP 1:

E pra finalizar a lista o primeiro lugar. Uma previsão certeira, ou uma forçação de barra??? Não importa, já que este curioso fato é que suscitou a curiosidade das pessoas sobre o passado vidente da animação. 

Em 1997, Lisa está segurando uma revista escrita New York. Nessa mesma revista está escrito que ela custa 9 dólares e, ao fundo, possui a silhueta das torres gêmeas do World Trade Center, formando o número 11. Para quem não sabe, nos Estados Unidos, as datas são escritas com o mês antes do dia, ao contrario de como funciona aqui no Brasil. Portanto, na imagem podemos ver com exatidão a data 11 de Setembro, dia do ataque às Torres Gêmeas de 2001.

Teriam os Simpsons previsto o maior atentado terrorista da história??? É a pergunta que fica no ar. Mas alheio a polêmicas vazias, a sitcom acaba de ser renovada para mais duas temporadas, e a única previsão infalível mesmo é que Os Simpsons continuarão ainda por muitos e muitos anos nos surpreendendo e dando sequência à maior série de animação de todos os tempos.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais