Gastronomia

  1. Entretenimento
  2. Gastronomia
  3. Araxá sedia Concurso Internacional do Queijo Artesanal
Imagem: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Araxá sedia Concurso Internacional do Queijo Artesanal

Governador conheceu o trabalho do júri da ExpoQueijo Brasil 2022, com 170 especialistas; há concorrentes de outros estados e de mais sete países


Por Agência Minas

O governador Romeu Zema conheceu, nesta sexta-feira (3/6), os trabalhos do júri do Concurso Internacional do Queijo Artesanal, realizado durante a ExpoQueijo Brasil 2022, em Araxá, na região do Alto Paranaíba. A disputa acontece no Tauá Grande Hotel e Termas. Ele foi acompanhado do secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes.

O concurso conta com 894 queijos inscritos, de 255 produtores. Do total de inscrições, 546 são queijos mineiros, o que corresponde a mais de 60%. Ao todo, foram 150 inscrições internacionais de sete países: Itália, Peru, Vietnã, Chile, Bolívia, Portugal e Argentina. O time de avaliadores, por sua vez, é composto por especialistas brasileiros e estrangeiros.

De acordo com o governador, hoje os produtores de queijo artesanal vivem uma outra realidade em Minas Gerais. Zema lembrou do decreto que regulamentou a produção e comercialização das iguarias no estado.

“O que estamos fazendo em Minas Gerais é valorizar o queijeiro, que está entre os melhores do mundo. No passado, devido à burocracia do Estado, os produtores tinham que produzir e vender clandestinamente. Um trabalho conjunto no Governo de Minas regulamentou as condições de produção e comercialização. A partir daí o produtor passou a ter oportunidade de produzir de maneira legalizada e atendendo às normas sanitárias”, explicou.

O decreto regulamentou a Lei Nº 23.157, de 18 de dezembro de 2018, e estabeleceu condições para produção e comercialização dos produtos, determinou normas sanitárias, boas práticas agropecuárias e de fabricação para garantir a qualidade dos queijos.

A medida teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento do segmento, valorizando os produtos e a cultura regional, além de melhorar o ambiente de negócios e buscar novos mercados. Cerca de 30 mil produtores de queijos artesanais e empreendedores rurais no estado foram beneficiados com a medida. 

ExpoQueijo

O Concurso Internacional do Queijo Artesanal faz parte da programação da Expoqueijo Brasil 2022 - International Cheese Awards, sediada pelo segundo ano no município e que deve atrair 50 mil pessoas. Além do concurso, a programação conta com feira, praça gastronômica, cursos e capacitações voltados para lojistas, produtores e outros profissionais da cadeia do queijo.

O anúncio dos vencedores da premiação, nas diversas categorias, acontece neste sábado (4/6), mas as demais atividades continuam até domingo (5/6).

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais