Gastronomia

  1. Entretenimento
  2. Gastronomia
  3. BH 124 anos: 5 lugares que estão de parabéns (e talvez você não conheça!)
Imagem: Baixa Gastronomia / Divulgação

BH 124 anos: 5 lugares que estão de parabéns (e talvez você não conheça!)

Para celebrar mais um aniversário de Belo Horizonte, apresento aqui uma lista alternativa de lugares deliciosos, que você não verá em premiações de revistas nem no Instagram de influenciadores


Entretenimento

Nenel Neto

Entusiasta dos botecos, apresentador do Buteco 98 e jornalista do perfil Baixa Gastronomia no Instagram


Belo Horizonte completa 124 anos no próximo domingo, 12 de dezembro, e muitas merecidas homenagens vêm por aí.

Veremos listas e mais listas, muitas delas cheias de clichês, com os mesmos nomes de sempre.

Pra mudar um pouco o rumo da prosa, indico cinco locais que não costumam estar nas listas de lugares mais “cool” da cidade, mas, para mim, isso não importa, pois há mais coisas em BH do que muitas publicações imaginam. São locais que eu gosto e que enriquecem os sabores da capital mineira. Vem comigo que você lancha!

Massas 100 Caseiras

Este pequeno restaurante localizado na simpática Praça 12 de Dezembro, no bairro Santo André, é tocado pelo casal Yara Diniz e Anderson Ventura. As massas são fabricadas e fornecidas por duas senhoras de descendência italiana. Já os molhos são preparados na própria casa por Anderson.

O carro-chefe é o delicioso canelone de chester com requeijão. Entre os quatro tipos de molhos disponíveis, o meu preferido é o rústico, com pedaços de tomate.

No cardápio há opções como espaguete ao forno, nhoque, ravióli, lasanha e até panqueca, esta última uma receita da família de Anderson. 

A casa tem sido o meu local preferido para comer uma massa bem feita, gostosa e a preço justo. Tudo com muita simplicidade e com atendimento amigável.

Endereço: Rua Baependi, 15 – Santo André.

Entrega em domicílio: (31) 9 8645-7106.

Instagram: @massas100caseiras

Bar e Mercearia Zé Correia

Ando obcecado pelo local, que fica no bairro Cachoeirinha. Para mim, além de bar e mercearia, trata-se de uma delicatessen, já que os frios, queijos e enlatados são de primeira qualidade.

Lá, você pode montar o tira-gosto da forma que quiser. O lombinho defumado com queijo prato derretido e orégano é pedida obrigatória. O salaminho fatiado e o queijo minas formam uma bela dupla de acepipes. 

Endereço: Rua São Leopoldo, 100 – Cachoeirinha.

Instagram: @zecorreiamerceariaebar

Restaurante e Pizzaria Guarujá

Em minha busca por pratos e receitas antigas e quase esquecidas, fui conhecer há pouco tempo a Pizzaria Guarujá, fundada em 1957

Lá encontrei tudo o que adoro. O serviço é atencioso, as cadeiras são antigas e confortáveis e o ar cheira a certa decadência, o que me fascina. 

O cardápio é um espetáculo do a la carte setentista. Filé à francesa (grelhado e com guarnição preparada com presunto, batata palha e ervilhas na manteiga), ao molho madeira, a felismino (à milanesa com arroz à grega e batatas fritas), a estrogonofe e por aí vai.

Existem ainda opções de peixes e de comida mineira (feijão tropeiro e tutu). Pizzas também, é claro.

O destaque do cardápio é o filé a diplomata, cuja descrição é a seguinte: grelhado, com presunto, queijo prato, pão, ovo, palmito, tomate, patê, molho ao sugo, batatas noisettes e ervilhas na manteiga.

Outro carro-chefe da casa é o filé à parmegiana.

Endereço: Avenida Amazonas, 4688 – Nova Suíça.

Letish Sorvetes Artesanais

Nesta pequenina e colorida loja é possível encontrar sorvetes gostosos, sem a atual afetação das casas do ramo abertas nos últimos anos em Belo Horizonte. Minha sugestão é o ótimo sorvete de caramelo salgado.

Endereço: Rua Sergipe, 109 – Boa Viagem.

Entrega em domicílio: Ifood.

Instagram: @letishsorvetesartesanais

Pão de Queijo Mania

A loja é antiga, mas não tem a fama que merece por vender um pão de queijo de comer de joelhos.

A iguaria é disforme e crocante, graças aos bronzeados pedacinhos de queijo sobre a massa. Os pequenos pedaços estão também no recheio!

Os pães de queijo são assados à perfeição nesta loja, que fica no Centro da capital que aniversaria este final de semana.

Endereço: Rua dos Guaranis, 482 – Centro.

Instagram: @paodequeijomaniaminas

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais