Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Balonismo em São Lourenço
Imagem: Foto: Celso Silvério | Balonismo São Lourenço

Balonismo em São Lourenço

A cidade conhecida pelas águas termais também abriga passeios de balão maravilhosos


Entretenimento

Daniel Magalhães Junqueira

Coluna de Turismo assinada por Daniel Magalhães Junqueira - Presidente do Instituto Estrada Real


Você acha que é só indo na Capadócia para fazer um passeio de balão? Está muito enganado! Na Estrada Real você tem o privilégio de fazer um voo e se encantar com as mais belas paisagens, vista de um ângulo que só desta maneira poderá lhe proporcionar.

A existência do balonismo data cerca de dois mil anos. No Brasil, a primeira tentativa de voo com um balão de ar quente, foi feita pelo padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, em 1709, que realizou o primeiro voo, mas sem nenhum passageiro.

O nascimento do balonismo ocorreu mesmo no ano de 1783, quando dois irmãos franceses, Etiene e Joseph Montgofier, realizaram o primeiro teste com um balão tripulado. Este balão levou a bordo alguns animais que retornaram ao solo em perfeitas condições assistidos pelo rei Luiz XVI e por toda a população parisiense da época.

O primeiro voo de balão tripulado no Brasil só foi acontecer no ano de 1885. Em 1987 foi fundada no Brasil a Associação Brasileira de Balonismo (ABB), entidade máxima do esporte no Brasil. O balonismo começou a popularizar-se a partir dos anos 90, e em razão da evolução das técnicas de voo, a utilização do balão se tornou mais segura para aqueles que se aventuram no esporte.

Considerado um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente, o balonismo proporciona ao praticante a sensação de ficar mais próximo do céu, e possui adeptos em todo o mundo. Por não ter muitas mudanças bruscas nos termômetros e ser mais seco, o inverno é ideal para o voo de balão. Nos dias mais frios, há também mais chances de céu azul, o que garante uma visão mais limpa da paisagem.

Foto: Celso Silvério | Balonismo São Lourenço

Quando pensamos em São Lourenço, lembramos logo das fontes de águas termais. A cidade interiorana, onde se passeia de charrete, se come broa de milho com café, comida feita em fogão à lenha e, de sobremesa, os doces mais saborosos, é também referência nos passeios de balão na Estrada Real e no sul de Minas.

Por te uma geografia que favorece esse tipo de esporte, São Lourenço tem clima mais seco e poucas mudanças bruscas de temperatura, que formam o cenário ideal para aproveitar ao máximo o passeio. Além de apreciar a cidade, é possível avistar também as montanhas da Serra da Mantiqueira e atrativos próximos ao município. Como a natureza é a comandante, o destino final depende do vento.

Foto: Flat Balonismo

Os horários dos passeios, geralmente acontecem no amanhecer ou no fim da tarde e costumam presentear os passageiros com um crepúsculo daqueles. Isso porque, para levantar voo as condições climáticas devem ser ideais, o que favorece o nascer ou por do sol “limpinho”.

O balão sobrevoa a uma altitude entre 400 e 500 metros acima do solo, com o percurso com duração de uma hora, não existindo restrição de idade para o passeio. Empresas especializadas oferecem todo conforto, estrutura e segurança para que a experiência seja inesquecível, do início ao fim.

Uma vez acomodado dentro do cesto do balão, hora de viver os preciosos minutos em que você terá uma visão inédita e tranquila. Relaxe e aprecie a Estrada Real de cima. Estrada Real: Uma estrada, seu destino!



* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais