Armação dos Búzios, ou simplesmente Búzios, é um destino localizado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro que atualmente vive quase que exclusivamente do turismo. A pacata vila foi revelada ao mundo após a visita da atriz francesa Brigitte Bardot, nos anos 60. Apesar da fama, Búzios preservou sua autenticidade e até os dias de hoje os visitantes podem ver os barquinhos de pesca e sua arquitetura típica presentes no cenário do charmoso balneário, que ainda ganhou pousadas requintadas, lojas de grife e se tornou um consagrado polo gastronômico.
A distância terrestre de Belo Horizonte até Búzios é de 587 km, com duração média de 8:30 horas de viagem. #SeLigaNaDica: existe um pedágio na Via Lagos que custa R$ 18,10, mas se você passar nessa praça de cobrança das 12 horas da sexta-feira até às 12 horas da segunda-feira, ou em Feriados Nacionais das 12 horas no dia da véspera até as 12 horas do dia seguinte, o valor da tarifa passa para R$ 30,20. De ônibus o tempo de viagem é de aproximadamente 11:30 horas, sendo que o busão faz conexão em Niterói. Muitos turistas optam por pegar um voo do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins para o Rio de Janeiro e de lá, seguir de carro ou de ônibus os 170 km restantes da viagem. Outra opção é ir de avião até Cabo Frio (CFB) e completar o trajeto de 25 km de táxi ou aplicativo de transporte.
4 curiosidades sobre Búzios:
1. A origem do nome Armação dos Búzios é bem interessante. Para entendê-la é preciso voltar no período compreendido entre o século XVII até meados do século XIX, quando a pesca de baleias era fundamental para a economia local. O óleo do animal possuía diversas finalidades, sendo usado para a produção de uma argamassa muito forte, utilizada na construção de igrejas, fortificações e construções de pedra e tijolo. Como era comum a presença de baleias no litoral, foram instaladas nos locais armações de madeira para a captura dos animais. Ou seja, “armação” era o nome dado à construção beira-mar para onde as baleias fisgadas pelos arpões eram levadas. Há também uma versão que afirma que este nome se originou dos moluscos gastrópodes cujas carapaças vazias eram chamadas de “atapu” pelos índios, batizadas de “búzios” pelos portugueses.
2. Devido a sua localização geográfica, Búzios recebe duas correntes distintas: a corrente quente do Brasil, pelo lado norte, e a corrente fria das Malvinas, pelo sul. Isso faz com que algumas praias tenham águas mornas, enquanto nas outras as águas são geladas.
3. A cidade não possui semáforos, somente faixas de pedestres. Dessa forma, os motoristas precisam ter muita atenção no trânsito para evitar contratempos na viagem.
4. Búzios é considerada a Saint-Tropez brasileira em homenagem à estrela do cinema Brigitte Bardot. A atriz francesa escolheu a cidade como refúgio em 1964 para fugir dos paparazzi europeus. Em princípio, ficaria apenas durante o mês de janeiro, auge do verão, mas se encantou tanto pelo lugar que esticou a estadia por quatro meses. Foi o suficiente para Búzios ganhar fama internacional, já que a imprensa começou a ir para a cidade apenas para fotografá-la. Foi neste período que o local passou a ser chamado de “A Saint-Tropez brasileira”, em referência à famosa cidade da Riviera Francesa.
O que visitar em Búzios?
O principal atrativo de Búzios são as praias. A cidade oferece 23 opções de praias espalhadas pela sua orla com o detalhe que existem muitas diferenças entre as praias, tornando a viagem ainda mais interessante. #SeLigaNaDica: existem táxis marítimos que fazem o transporte para a maioria das praias. Os valores custam de 5 a 30 reais. Bora então conhecer as principais praias do destino?
Praia da Armação - Praia que possui uma das mais lindas vistas da península, tem extensão de 400 metros e contorna toda a Orla Brigitte Bardot. Nesse local está localizada a escultura Três Pescadores da artista Christina Motta, considerada uma das esculturas mais bonitas do mundo. A obra é uma homenagem aos pescadores e é tão bem feita que de longe dá até para acreditar que são pescadores de verdade.
Praia dos Ossos - A enseada tem cenário bucólico, emoldurado por barquinhos coloridos. Preenchida por barquinhos de pesca, orla arborizada e charmosas casas de pescadores reformadas, a praia em todos os seus 400 metros de extensão, possui visual de cartão-postal.
Praia de Geribá - Com quase 2 km de extensão, larga faixa de areia fina e branca, águas frias e agitadas, é ideal para a prática de surf. É um dos pontos turísticos de maior destaque da cidade e ainda possui ampla oferta gastronômica.
Praias Azeda e Azedinha - Consideradas duas das praias mais bonitas do Brasil, a Azeda e a Azedinha possuem 200 metros e 50 metros de extensão, respectivamente. Ao chegar, o visitante encontra uma pequena baía de costões rochosos, com pouco declive, cercada de vegetação, com uma praia deslumbrante e vista direta do pôr do sol. As praias formam uma grande piscina de águas cristalinas, tranquilas e mornas, de areia dourada e um mar verde limão.
Praia de João Fernandes e João Fernandinho - Situadas onde se encontram os costões rochosos da península, possuem uma extensão conjunta de aproximadamente 800 metros. Possuem águas calmas, azuis e transparentes, suas areias são claras e finas ideal para banho além da prática de esportes náuticos como mergulho livre, caiaque e stand up. São frequentadas, principalmente, pelos turistas sul-americanos. O Mirante de João Fernandes possui uma vista privilegiada desse paraíso e torna-se um local obrigatório para aquela foto instagramável.
Praia da Ferradura - Tem esse nome devido ao seu formato similar a uma ferradura. Com extensão de 1,5 km, destaca-se pelas águas calmas, azuis e frias que proporcionam a prática de mergulho, caiaque e wake-board.
Praia da Ferradurinha - Considerada uma das mais belas do país, recebeu este nome por sua semelhança com a Praia da Ferradura, só que em menor tamanho, mais precisamente 100 metros de extensão. Belíssima praia de águas transparentes e frias, também proporciona a prática de mergulho, caiaque e stand up.
Praia do Forno - Com 100 metros de extensão, a praia é cercada por rochedos recobertos de restinga e savana estépica. Possui águas claras e frias, além de piscinas naturais nos trechos próximos aos costões rochosos, que a torna ideal para a prática do mergulho. É uma ótima opção para um programa em família. O Mirante do Forno é mais um daqueles lugares que precisa estar na sua listinha de fotos instagramáveis em Búzios.
Além das praias, a Rua das Pedras é o point da cidade. Essa rua mescla o charme colonial com a modernidade com o detalhe que você encontra desde barraquinhas de artesanatos e ateliers até lojas de marcas e grifes famosas internacionais. Existem também restaurantes, bares, cafeterias e sorveterias ao longo da Rua das Pedras que são muito frequentados pelos turistas. Pertinho da Rua das Pedras está localizada a Orla Bardot, local onde está cravada a Estátua de Brigitte Bardot, a artista francesa que foi a maior responsável pelo boom turístico internacional de Búzios.
O que comer em Búzios?
Dos frescos frutos do mar a pratos refinados elaborados por chefs internacionais, a cidade oferece opções para todos os bolsos. Os melhores restaurantes estão localizados na Rua das Pedras, na Orla Bardot, na Rua Turíbio de Farias e Porto da Barra. Existem também opções de restaurantes caseiros em Búzios que fornecem PF’s na versão fluminense por um preço acessível: Mister Prato, Afifas Restaurante e Restaurante da Shirley. Experiências recomendadas de gastronomia: almoço ou jantar no David e comer crepe no Chez Michou.
#SeLigaNaDica: Caso tenha interesse em fazer um passeio completo por Búzios, contrate um city-tour. O passeio tem duração de 4 horas e inclui visitas em 17 pontos turísticos. Valor: 140 reais. A Búzios Trip Tour ainda oferece opções de passeios de buggy, quadriciclo, trolley, scooter, helicóptero, avião, escuna, catamarã, jet-ski e mergulhos. Mais informações: www.buziostriptour.com
Quem quiser saber mais sobre destinos e dicas de roteiros, é só seguir e maratonar o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!