Curaçao é um país insular, ou seja, um país que é uma ilha, faz parte do Reino dos Países Baixos (Holanda), está localizado no sul do Mar do Caribe e a aproximadamente 60 km da costa da Venezuela. Nessa região destaca-se o ABC do Caribe composto por Aruba, Bonaire e Curaçao.
Os primeiros habitantes europeus que descobriram a ilha faziam parte de uma expedição espanhola em 1499 e escravizaram os aruaques, povos primitivos que habitavam o local. No século XVI, em virtude das viagens longas, era comum os marinheiros serem acometidos pela doença escorbuto devido a falta de vitamina C. Muitos marinheiros foram deixados na ilha e depois perceberam que após a ingestão de frutas cítricas eles melhoraram. Daí a mais provável origem do nome Curaçao significando “a arte de curar”. Em 1634, os Países Baixos conquistaram a ilha dos espanhóis, que mesmo após batalhas com outros povos, que inclusive envolveram guerras pela exploração de petróleo, os holandeses ficaram com a ilha em definitivo. Contemporaneamente, houve a dissolução das Antilhas Holandesas e o primeiro país a conseguir a sua independência foi Aruba, em 1984. Em 2010, Curaçao se tornou um país autônomo dentro do Reino dos Países Baixos. Vale ressaltar que os habitantes de Curaçao possuem passaporte europeu em virtude do seu vínculo com a Holanda.
A ilha tem uma área total de 444 km quadrados, sendo 62 km de extensão e variações de 3 a 12 km de largura. A bandeira de Curaçao é azul sendo dividida na horizontal por uma faixa estreita na cor amarela, tendo duas estrelas de cinco pontas na parte superior, parte que corresponde a 2/3 do tamanho da bandeira. A cor azul da faixa superior corresponde ao céu, a cor amarela representa o sol e a cor azul na parte inferior representa o Mar do Caribe. As estrelas representam as ilhas de Curaçao e Klein.
A capital de Curaçao é Willemstad, a moeda é o florim antilhano, a população aproximada é de 150.000 habitantes, o fuso horário é de -1 hora em relação a hora oficial do Brasil e os idiomas oficiais são o holandês, o inglês e o papiamento (idioma local que é uma mistura de holandês com idiomas africanos, inglês e português). Mas, por estar estabelecida no Mar do Caribe e próximo a costa venezuelana, também se fala espanhol pela ilha.
Como ir para Curaçao? É possível chegar de avião ou pelo mar, via cruzeiros marítimos; aliás, Curaçao recebe navios de várias companhias marítimas internacionais durante todo o ano. No caso dos brasileiros, existem voos com conexão via Colômbia com a Avianca ou via Cidade do Panamá com a Copa Airlines. Em 24 de junho de 2023 foi inaugurado o voo direto (conhecido como voo “non-stop”) da Azul Linhas Aéreas partindo de Belo Horizonte, do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (sigla IATA: CNF) para o Aeroporto Hato em Curaçao (sigla IATA: CUR), inicialmente com uma frequência semanal, saindo aos sábados de BH e regressando aos domingos. A partir de outubro, a Azul passou a ter duas frequências semanais, operando também no trecho CNF-CUR às quartas-feiras e CUR-CNF às quintas-feiras. Os voos partem de CNF às 13:00 e chegam em CUR às 18:00 e no trajeto inverso a partida é às 09:00 horas e a chegada às 16:00 horas, sempre no horário local. O trecho de CNF a CUR tem 4.470 km em linha reta e o tempo aproximado de viagem é de 5 horas e 45 minutos de voo.
A documentação obrigatória exigida para os turistas brasileiros ingressarem em Curaçao é a seguinte: passaporte com validade mínima de 6 meses, cartão internacional de vacina de febre amarela (informações no site da Anvisa: www.anvisa.gov.br) e o Embarkation Card, formulário online exigido pela Imigração que deve ser preenchido antecipadamente e solicita além dos dados pessoais e dos dados do passaporte, informações sobre o local da hospedagem, número de dias de permanência e propósito da viagem. Vale destacar que no momento do preenchimento do Embarkation Card o passageiro pode escolher o idioma português. Isso facilita bastante, não é? Detalhe importante: Não é necessário visto de entrada para brasileiros em viagem para Curaçao.
#SELIGANADICA: Para começar muito bem a sua viagem, a nossa dica é contratar a Vacations Tours [Instagram: @vacationstours], o receptivo que já recebeu várias celebridades que visitaram Curaçao, tais como Fábio Júnior e Sorocaba da dupla sertaneja. Com o time de profissionais da Vacations Tours, certamente você estará seguro e será muito bem acolhido desde o momento que sair pelo portão de desembarque do aeroporto até os passeios que optar fazer pela ilha e o receptivo do hotel para o aeroporto no momento da viagem de volta. Outra ideia a ser considerada é alugar um veículo, mas as ofertas de carro de aluguel são limitadas. Nesse caso, planejamento e antecedência são fundamentais. Fique atento com as tarifas dos táxis em Curaçao. Os preços são elevados e a noite, as tarifas ainda aumentam mais. Então, nossa dica é para negociar o preço antes de entrar no veículo para evitar contratempos desnecessários em sua viagem. Existe também a possibilidade de utilização de transporte público, em ônibus de linha que custam 2 dólares, mas que não são muito utilizados pelos turistas. A ilha não tem aplicativos de transporte, a exemplo da Uber ou 99, o que faz com que o preço dos deslocamentos seja mais salgado. Vale ressaltar que o aeroporto está localizado a aproximadamente 12 km do centro histórico.
#SELIGANADICA: Seguro viagem é sempre uma boa pedida em uma viagem internacional. O #SELIGANATRIP embarcou com o seguro viagem da OnTime [Instagram: @ontimeseguroviagem] e inclusive precisou utilizar uma consulta médica online com prescrição de receita encaminhada diretamente para o WhatsApp da farmácia, que providenciou o remédio manipulado e resolveu a questão naquele momento. Em seguida, solicitamos o reembolso do valor do remédio para análise da operadora e a devolução está em andamento.
Outra dica importante é sobre conexão de internet. Se você quiser ficar conectado o tempo todo, inclusive utilizar a sua internet para mapas, tradutor, leitura de cardápios, bancos e redes sociais, sugerimos que verifique as condições de roaming internacional da sua operadora no Brasil ou então contrate um chip internacional. O sinal de internet funciona muito bem na área urbana, ficando instável no restante da ilha. Cabe ressaltar que nas praias particulares, a maioria oferece wifi gratuito para os turistas.
O que visitar em Curaçao? Curaçao foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO no ano de 1997. Willemstad, a capital, tem o seu centro histórico dividido em quatro bairros: Punda, Otrobanda, Pietermaai e Scharloo. O que caracteriza o centro histórico de Curaçao e deixa o lugar ainda mais encantador é a arquitetura tradicional holandesa composta por suas casinhas coloridas e telhados típicos. Curaçao é, de fato, um pedacinho da cidade de Amsterdã no Caribe.
Existem várias opções para conhecer o centro histórico: a pé, de bicicleta, e-scooter, ônibus turístico aberto, city-tour com ônibus compartilhado e city-tour em carro privativo.
#SELIGANADICA: sempre que possível, comece uma viagem fazendo um city-tour. Isso facilita o entendimento da história da cidade e da localização dos atrativos turísticos. Exatamente por isso, começamos nossa viagem com o city-tour da Vacations Tours [Instagram: @vacationstours] que inclusive indicamos fortemente para aqueles que pretendem conhecer a ilha, e, no dia seguinte, aproveitamos para passear a pé.
Agora vamos apresentar os principais pontos do roteiro histórico de Curaçao:
Ponte Queen Emma: A ponte flutuante é um dos principais atrativos da cidade. Localizada na Baía de Santa Anna, interliga os distritos de Otrobanda a Punda. A ponte foi construída em 1888 e tem 168 metros de comprimento, sendo a mais comprida e antiga ponte flutuante do mundo. Edificada sobre 15 flutuadores, abre 30 vezes ao dia, em média. Quando a ponte fica aberta por mais de 45 minutos, os pedestres podem atravessar para o outro lado usando o ferry, um serviço gratuito disponibilizado pela cidade. Curiosidade: Para a travessia de carro se utiliza a Ponte Queen Juliana que foi construída em 1974, possuindo 500 metros de extensão e 56 metros de altura.
Do lado de Otrobanda, vale a pena conhecer:
Praça Brion: Principal ponto dessa região que abriga a estátua de Pedro Luis Brión, nomeado Almirante por Simón Bolivar depois da sua primeira vitória sobre os navios de guerra espanhóis. É nesse local que está cravada a principal bandeira de Curaçao.
Fort Rif: Antigo forte que protegia a entrada de Willemstad. Atualmente se tornou um shopping com lojas, restaurantes e uma vista incrível para a ponte flutuante e centro histórico. Está conectado com um hotel e um cassino.
Kura Hulanda: Museu que apresenta a história do comércio de escravos pelos europeus, desde a África até as Américas e o Caribe. Possui cafeterias e restaurantes na parte externa que podem ser acessados sem pagar ingresso.
Do lado de Punda, vale a pena conhecer:
Rua Handelskade: É o cartão postal de Curaçao. Essa faixa histórica é uma lembrança da herança holandesa composta por um conjunto arquitetônico de edifícios que nos remetem aos canais de Amsterdã, mas com uma diferença: são coloridos. Com certeza, é o local histórico mais fotografado em Curaçao.
Forte Amsterdã: Construído em 1634 pela Holanda, é a sede do Governo de Curaçao.
Praça Queen Wilhelmina: Local onde está estabelecido o letreiro “Curaçao” e “Dushi”, que aliás é uma palavra multiuso, significando: querido, gostoso, saboroso. Em suma: tudo que é bom e positivo, é “dushi”. Traduzindo: é o “trem bão” do mineiro. Na praça também está instalada a estátua Chi Chi, símbolo tradicional do país, que representa a filha mais velha da família e que precisa ajudar a sua mãe.
Outros atrativos que podem ser visitados na parte histórica:
Museu Marítimo: onde são retratados 500 anos da história marítima de Curaçao;
Museu de Curaçao: conta a história da ilha através de mapas, objetos e artefatos;
Escadaria colorida: 22 degraus pintados com muitas cores vibrantes que se tornou um ponto turístico de Curaçao;
Sinagoga Mikvé Israel-Emanuel: a sinagoga mais antiga em atividade das Américas, inaugurada por judeus de origem portuguesa no ano de 1732;
Plasa Bieu: Restaurante local onde funcionava antigamente o Mercado Central. É famoso por servir comida típica, com destaque para a sopa de iguana. A sopa pequena sai a 5 dólares e a sopa grande custa 12 doletas.
Mercado Central: conhecido como Mercado Popular, que é formado por “bancas” que vendem artesanato, souvenirs e roupas;
Mercado Flutuante: é similar a uma feira de rua do Brasil. Como Curaçao não possui solo agriculturável, a maior parte das frutas, verduras e legumes vem de barco da Venezuela e são comercializadas nesse espaço.
#SELIGANADICA: Confira as nossas dicas de hospedagem na parte histórica:
BRION CITY HOTEL: Está localizado dentro da Praça Brion, em frente a Ponte Queen Emma. O hotel pertence a Rede Best Western e apresenta uma ótima relação custo x benefício para os hóspedes que desejam ficar na área histórica. O atendimento do staff é excelente, com check-in simples e rápido. Os apartamentos são novos e possuem ar condicionado, tv, frigobar, cafeteira, cofre, escrivaninha, secador de cabelo, ferro com tábua de passar roupa e amenities. O hotel disponibiliza estacionamento, wifi, piscina, academia, sala de reuniões e café da manhã continental. Sua fachada apresenta estilo holandês, com prédios coloridos e seus apartamentos de frente oferecem uma vista de tirar o fôlego para o principal cartão postal de Curaçao. Ahhh, alguns deles inclusive possuem uma varanda privativa. Instagram: [@brioncityhotel]
HARBOR HOTEL & CASINO CURAÇAO: Está localizado ao lado Praça Brion, bem próximo a Ponte Queen Emma. O hotel é uma opção de hospedagem mais sofisticada e intimista para quem prefere ficar na área histórica. Sua fachada apresenta estilo holandês e os apartamentos de frente oferecem uma vista privilegiada para Punda. Destacamos o atendimento e a hospitalidade do staff como um dos diferenciais do estabelecimento. Os apartamentos são novos e possuem uma decoração impecável, inclusive com espelho no banheiro com “touch” para ligar a iluminação. Além disso, ficamos hospedados num apartamento equipado com ar condicionado, tv, frigobar, cafeteira, cofre, escrivaninha, secador de cabelo e amenities. O Harbor Hotel disponibiliza estacionamento, wifi, piscina, bar da piscina e café da manhã a la carte, servido pelo Bapor Restaurant. #SELIGANADICA: Para uma experiência de um café da manhã inesquecível e instagramável, escolha o Bapor Selection que consiste em um suporte com três andares de itens do café da manhã, tais como: frutas, iogurte, cereais, croissant, pães, ovos mexidos, manteiga e até salmão. É sensacional! O Harbor também possui um cassino que está localizado no andar térreo. Instagram: [@harborhotelcuracao]
Agora vamos para o city-tour das praias de Curaçao, que também fizemos com a Vacations Tours [Instagram: @vacationstours]:
Playa Piskado: Conhecida também como "Playa Grandi" é muito famosa pela presença frequente de tartarugas marinhas. É uma praia com características naturais preservadas e com pouca estrutura para os turistas. Existem cadeiras/ guarda-sol para alugar. Acesso gratuito.
Playa Kenepa: Uma das praias mais bonitas da ilha, com águas azul-turquesa e uma linda vista do mirante. Possui estrutura de restaurante, banheiros, estacionamento e cadeiras/guarda-sol para alugar. Acesso gratuito.
Playa Cas Abao: Oferece uma ampla faixa de areia branca, águas calmas e cristalinas. Possui estrutura de restaurante, banheiro, estacionamento e cadeiras/guarda-sol para alugar. Acesso mediante pagamento de taxa (de 3 a 5 dólares/por pessoa).
Playa Porto Marie: A melhor praia para passar o dia inteiro em Curaçao. Possui uma ótima infraestrutura com restaurante, banheiros, estacionamento, cadeiras/guarda-sol para alugar e até wifi disponível para os visitantes. Nesse local, é possível alugar equipamentos para mergulho e snorkel. Acesso mediante pagamento de taxa (de 3 a 5 dólares/por pessoa). *Foi nessa praia que encontramos uma animada turma de Brumadinho. Um abraço para o Rafael, o Elcio, a Célia da Minhoca, o Lamarc e a Gisele.
Outro atrativo que pode ser visitado nessa região é o Parque Nacional Shete Boka, local onde o Oceano Atlântico encontra o Mar do Caribe.
#SELIGANADICA: Roteiro das praias com day-use em Curaçao:
Ávila Beach: É uma praia urbana privada, com ótima infraestrutura, localizada dentro de um hotel. O day-use custa 15 dólares e inclui espreguiçadeiras, cadeiras, guarda-sol, banheiro, chuveiro, prancha de standup paddle e acesso a piscina do hotel.
Mambo Beach: É diferente de todas as outras praias de Curaçao. A entrada é dentro de um shopping a céu aberto, com várias lojas e restaurantes. Acesso mediante pagamento de taxa (de 3,50 dólares/por pessoa) e as cadeiras/guarda-sol precisam ser alugados. Existem muitas opções de bares e restaurantes a beira-mar, inclusive alguns com piscina. É muito bem frequentada e o ambiente é ótimo.
Papagayo Beach: Proposta similar a de Mambo Beach, oferece como diferencial a possibilidade de adquirir o “Papagayo Day Pass” por 56 dólares, incluindo cabana de praia, água, fruteira e lanche.
#SELIGANADICA: Tour especial de praia
Klein Curaçao: É a segunda estrela da bandeira de Curaçao. A Pequena Curaçao é uma ilhota desabitada com extensão de 1,7 km quadrados. Localizada a 24 km do sudeste de Willemstad é conhecida por suas praias intocadas com águas cristalinas. No local tem um farol abandonado e a carcaça de um navio naufragado. Para se chegar em Klein é preciso enfrentar uma viagem de barco de aproximadamente 2 horas (cada trecho), que custa a partir de 130 dólares e tem as refeições incluídas.
CURIOSIDADE: O mapa oficial do Governo de Curaçao apresenta 21 praias, sendo 12 delas apropriadas para a prática de snorkeling e 7 apropriadas para mergulho. Por esse motivo, existe um número considerável de mergulhadores que se interessam em viajar para Curaçao com o intuito exclusivo de praticar mergulho. Existem várias outras atividades aquáticas disponíveis, tais como: aquafari, aquafari aquacat e jet-ski.
#SELIGANADICA: Confira a nossa super dica de hospedagem na praia:
LIONSDIVE BEACH RESORT CURAÇAO: Está localizado em Mambo Beach, a aproximadamente 5 km do centro histórico. O LionsDive possui uma praia exclusiva para os hóspedes, com cadeiras, espreguiçadeiras, cabanas privativas, serviço de toalhas na praia e dispenser com protetor solar gratuito. Além disso, oferece wifi, academia, piscina de criança, piscina de adulto, piscina olímpica com 50 metros, sala de reuniões, estacionamento, locadora de veículos dentro do hotel e transfers gratuitos diários para Punda e para o supermercado. Os apartamentos possuem ar condicionado, tv, frigobar, cafeteira, cofre, escrivaninha, secador de cabelo e amenities. O café da manhã é preparado pelo Hemingway Beach Bar & Restaurant e servido na praia para os hóspedes, que possibilita uma experiência “pé na areia” matinal. O resort ainda conta com os restaurantes Chill Beach Bar & Grill, Restaurante Piazza, Nemo Sushi & Wok e Flavors Soft & Scoop. O LionsDive disponibiliza atividades diárias gratuitas para os seus hóspedes, como mergulho com snorkel e yoga. Para quem deseja relaxar, a melhor opção é curtir a vista do Mar do Caribe fazendo uma massagem no The Spa.
#SELIGANADICA: O tema sustentabilidade é levado a sério no LionsDive. O resort tem a preocupação em criar políticas e ações práticas que possam contribuir e favorecer o meio ambiente. Os hóspedes são presenteados quando chegam no apartamento com uma bolsa ecológica de tecido e ainda uma garrafa refil (por pessoa) para água mineral. A lixeira interna dos apartamentos é preparada para coleta seletiva e os amenities são disponibilizados em dispenser. Muito TOP! Instagram: [@lionsdive]
Ao lado do LionsDive tem um atrativo imperdível: o Sea Aquarium Park. Construído em 1985, o aquário é o principal lugar para conhecer a vida marinha de Curaçao. Detalhe: É um dos únicos aquários do mundo a utilizar o sistema de água aberta do mar criando entornos naturais para as criaturas marinhas sem utilização de químicos ou filtros. Ingressos: USD 7 (crianças de 5 a 12 anos de idade) e USD 15 (+12 anos de idade). Atividades que estão incluídas no ingresso: alimentação de lagostas, flamingos e arraias; apresentação de golfinhos; documentários sobre o mar de Curaçao; entrar no barco com janelas que possibilitam ver o fundo do mar e os tubarões; visitas aos 22 aquários com inúmeras espécies marinhas, incluindo peixes, lagostas, caranguejos, moreias, esponjas e corais. Atividades extras que podem ser complementadas no preço do ingresso: foto com o golfinho, encontro com os golfinhos, alimentação dos tubarões, submarino e Ocean Leans. #SELIGANADICA: O Ocean Leans é um observatório subaquático onde o visitante desce 19 degraus de escada, que corresponde a 5,2 metros de altura, e entra em uma câmera climatizada que possui uma grande janela conhecida como “lente”. O local é ideal para contemplar o fundo do Mar do Caribe com muito conforto e deitado em um colchão, sem molhar e sem precisar entrar na água. É uma experiência maravilhosa. Agradecimentos ao Richard Kelly, líder dos guias do Sea Aquarium (que inclusive fala português) e ao Rogelio, Coordenador de Marketing.
O que comprar em Curaçao?
A compra obrigatória para essa viagem é o Curaçao Blue, licor produzido em Curaçao. Se tiver um tempo, vale a pena visitar a Landhuis Chobolobo, fábrica e lojinha, inclusive com degustação está incluída nessa programação. Na parte histórica, especialmente em Punda, existem muitasssss lojas com souvenirs para turistas, que vendem de ímãs e cartões postais a camisetas, saídas de praia e artesanato.
Gostaríamos de agradecer as empresas parceiras que nos ajudaram na logística da viagem para Curaçao: Redescobrindo Ideias e Eventos, Curaçao Vacations Tours, Brion City Hotel, Harbor Hotel, LionsDive Beach Resort, Sea Aquarium e OnTime Seguro Viagem.
Espero que você tenha gostado do roteiro e das dicas, e que essas informações possam te ajudar no planejamento da sua viagem para Curaçao. Confira as fotos e vídeos da nossa viagem para Curaçao no Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o próximo destino.