Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Governador Valadares e os 5 verbos do turismo
Imagem: Sabrina Werneck | Unsplash

Governador Valadares e os 5 verbos do turismo

Como ir, onde ficar, onde visitar, o que comer e o que comprar na Capital Nacional do Voo Livre


Cristiano Lopes

Entretenimento

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


Em 31 de dezembro de 1937, finalmente, foi criado o município de Figueira, desmembrado de Peçanha por ato do Governador Benedito Valadares. No dia 17/12/1938, o nome da cidade foi alterado para Governador Valadares.

O município de Governador Valadares está localizado no leste de Minas Gerais e distante aproximadamente 320 km da capital. Com população de 281.046 habitantes (censo de 2020) é considerada a principal cidade do Vale do Rio Doce.

Governador Valadares faz parte do Circuito Turístico Trilhas do Rio Doce e a cidade é conhecida internacionalmente como a Capital Nacional do Voo Livre devido as condições climáticas e de relevo do Pico da Ibituruna, um dos melhores pontos para a prática de voo livre do mundo.

Como ir para GV? Existem voos partindo de Belo Horizonte através do Aeroporto de Confins, com duração de 55 minutos em voo direto pela Azul Linhas Aéreas. Como os voos são regionais, as tarifas são elevadas. O ideal é comprar esse tipo de passagem com muita antecedência para conseguir um preço mais convidativo. A viagem de carro tem duração média de 6 horas, dependendo das condições da estrada, que nesse momento está passando por obras de recapeamento e duplicação. Outra opção de deslocamento é através de ônibus, com duração de viagem aproximada de 8 horas, pela Gontijo. O trajeto BH-GV também é ofertado pela Buser. #seliganadica: se você busca uma viagem com uma experiência diferenciada de transporte, a melhor opção é pegar o Trem da Vale na Estação Ferroviária de BH, com saídas diárias às 07:30 horas com chegada prevista em Governador Valadares às 14:08 horas. Cabe ressaltar que o trem foi reformado recentemente e possui vagões fabricados na Romênia, com passagens custando R$ 42 na classe econômica e R$ 72 na executiva, por trecho.

O que visitar em Governador Valadares? O atrativo principal da cidade é o Pico da Ibituruna, com 1123 metros de altitude, com possibilidade de práticas de voo livre e paraglider. #seliganadica: o paraglider custa de 180 a 250 reais o salto duplo, com duração aproximada de 45 minutos, incluindo equipamentos, instrutor e seguro. Eu já fui e afirmo que é uma experiência incrível! Várias práticas de turismo de aventura são realizadas no Pico da Ibituruna, com destaque para: trekking, rapel, motocross, mountain bike, escaladas e observação de pássaros. A Casa do Papai Noel também está localizada no Pico da Ibituruna, um atrativo que está aberto de sexta-feira a domingos e feriados.

Foto: Sabrina Werneck | Unsplash

Outro lugar que merece ser visitado é a Ilha dos Araújos, um bairro nobre da cidade. O Calçadão da Ilha é ideal para fazer uma caminhada ou andar de bicicleta, além de oferecer muitas opções de praças, bares e restaurantes em frente ao Rio Doce. É uma visão privilegiada tendo dentro do mesmo cenário o Rio Doce e do Pico da Ibituruna. Imperdível! #seliganadica: para aqueles que gostam de aventura, existe a possibilidade de fazer aulas de canoagem no Rio Doce. O roteiro pode ser complementado com visitas ao Museu Histórico de Governador Valadares, que foi fundado em 1983 e abriga mais de 1200 peças e objetos; e a Praça Serra Lima, uma homenagem ao responsável pelo projeto da área central da cidade.

Governador Valadares possui uma hotelaria diversificada com mais de 40 meios de hospedagem e aproximadamente 1100 leitos, composta por pousadas e hotéis. Entre os hotéis de padrão executivo destacam-se o Benvenuto Palace Hotel, o San Diego Suites, o Ibituruna Center Hotel e o Hotel Pedra Negra. #seliganadica: para quem deseja ficar na Ilha dos Araújos, a Pousada Jeito de Minas é o melhor lugar para a sua hospedagem. Eu fiquei encantado com esse lugar. Vale a pena! Agora, se você quer ficar no Pico da Ibituruna, você pode ficar na Pousada da Serra ou na Pousada Vale Silvestre. #seliganadica: a Pousada Vale Silvestre possui uma lagoa com 100.000 metros quadrados e está localizada a 800 metros de altitude, com possibilidade de atividades como trilha, pedalinho, tirolesa, caiaque e circuito de aventura dentro do eco parque. É um lugar maravilhosoooo! A proprietária Viviane Vale Silvestre é turismóloga e recebe seus hóspedes com muito carinho e maestria. Já fiquei hospedado na Vale Silvestre e recomendo fortemente. [Instagram: @valesilvestreecopark]

GV possui muita diversidade gastronômica e existem restaurantes que oferecem culinária mineira, italiana, árabe, japonesa e casa de carnes. A vida noturna é bastante agitada e os bares fazem parte do roteiro turístico. #seliganadica: o charmoso Balaio de Manga na Ilha dos Araújos e o famoso Bar do Fred, localizado no centro, com o seu torresmo maravilhoso. A cidade possui dois importantes festivais gastronômicos: Ilha dos Sabores e o Festival de Inverno na Ibituruna.

O que comprar em Valadares? O Ponto de Cultura é o melhor lugar para comprar artesanto, com destaque para a mini-Ibituruna, chaveiro, pano de prato e açucareira. Outro produto tradicional da cidade é a Rosca da Prado, fabricada na Confeitaria Prado, que se tornou um símbolo dos valadarenses.

Agora que você já está com melhores as dicas de Governador Valadares é só definir o melhor momento e #partiuviagem. Fique ligado na @rede98 e no #SeLigaNaTrip! Até o próximo destino.


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais