Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Holambra: conheça um pedacinho perfumado da Holanda no Brasil
Imagem: Cristiano Lopes / Arquivo Pessoal

Holambra: conheça um pedacinho perfumado da Holanda no Brasil

Listei passeios e dicas imperdíveis na Cidade das Flores, localizada no interior de São Paulo


Entretenimento

Cristiano Lopes

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


 Holambra está localizada no interior do estado de São Paulo, na microrregião de Campinas e faz parte da Rota das Flores. Fundada no ano de 1948, a cidade é proveniente da colônia neerlandesa que se firmou na antiga Fazenda Ribeirão e o seu nome tem como significado: HOL= Holanda, AM = América e BRA = Brasil.

10 curiosidades incríveis sobre Holambra

Holambra, também conhecida como Cidade das Flores ou Capital Nacional das Flores, possui aproximadamente 15.000 habitantes (Censo de 2020) e vou destacar 10 curiosidades incríveis sobre a cidade:

  1. 30% da população é composta por holandeses e/ou descendentes; 
  2. cerca de 45% da comercialização de flores e plantas do Brasil são produzidas em Holambra; 
  3. o tamanco holandês com o salto invertido representa o momento pós-Segunda Guerra Mundial, onde os imigrantes não queriam deixar rastros para ninguém seguir seus passos; 
  4. não existe nenhum prédio construído na cidade; 
  5. existe apenas um semáforo nas ruas de Holambra; 
  6. o transporte público é 100% gratuito na cidade para os habitantes e visitantes; 
  7. a FAAGROH - Faculdade de Agronegócios de Holambra, é a primeira faculdade das flores do Brasil; 
  8. a cooperativa de flores criada na década de 50 cresceu e mudou seu nome para Veiling Plantas e Flores, onde foi implementado o sistema de vendas por leilão;
  9. as casas e estabelecimentos comerciais que mantêm a arquitetura holandesa possuem incentivos nos impostos municipais;
  10. a cidade possui cores, formas e símbolos holandeses por toda a parte, em especial: tulipas, tamancos e moinhos.


Como chegar a Holambra?

A viagem partindo de Belo Horizonte pode ser realizada de avião até Campinas (Aeroporto de Viracopos) e a continuidade do percurso seguindo de carro por 68 km, trajeto que dura aproximadamente uma hora de carro. 

Outra opção é sair da capital mineira de carro até o destino percorrendo 550 km, uma viagem com duração aproximada de 7 horas e 20 minutos. Nesse caso, a rodovia utilizada é a BR-381, no sentido sul. O percurso mais curto é chegar em Pouso Alegre e pegar a MG-290 (passando por Ouro Fino e Jacutinga) e seguir pelas rodovias SP-352, SP-147 e SP-340.

O que visitar em Holambra?

O ideal é começar a visita com a incrível experiência de conhecer um campo de flores. Para melhor aproveitamento desse passeio contrate uma das seis agências de turismo receptivo estabelecidas em Holambra. Sugiro que comprem esse pacote na RafaTour Turismo & Viagens que inclui a visita a Macena Flores e ao Chateaudu Berry - atrativo exclusivo da RafaTour. Com duração aproximada de 2 horas, o pacote custa 85 reais e inclui ingressos, guia, transporte e seguro. 

Aproveito a oportunidade para agradecer toda a equipe da RafaTour pelo carinho e profissionalismo com o #SeLigaNaTrip, onde fomos maravilhosamente recebidos pelo Rafael Souza (proprietário), pelo Deivid Santos (guia) e pela Katyeli Souza (atendimento). Para informações siga a RafaTour Turismo no Instagram!

 

A visita a Macena Flores constitui-se num tour na produção de flores com visitas as estufas de gérberas, suculentas, cana-da-Índia, cactos, girassol, lavanda,azaléias e petúnias; e passeios livres pelos campos de flores, incluindo girassóis e lavandas. 

Os cenários fotográficos autênticos possibilitam realizar fotos inesquecíveis e instagramáveis. O atrativo possui estacionamento, sanitários e loja de conveniência. O Chateau du Berry é um pequeno castelo que apresenta no corredor de entrada uma série de guarda-chuvas coloridos abertos e presos no alto, similar a um dos principais atrativos da cidade. É um ótimo lugar para fotos ao ar livre, com paisagem medieval e com grama verde. O local possui estacionamento, sanitários e lanchonete.

 O tour pela cidade de Holambra pode ser realizado de maneira individual, ou seja, você define os atrativos e o tempo para ficar em cada lugar. Com um mapa na mão fica fácil chegar em todos os pontos turísticos, com a vantagem que a maior parte desse trajeto pode ser realizada a pé. Detalhe pequeno: todos os atrativos turísticos de Holambra são gratuitos; exceto a subida do Moinho Povos Unidos que custa 10 reais.


Então vamos ao roteiro turístico “tradicional” de Holambra:

Grande Portal Turístico

Fica na entrada/saída da cidade e foi construído em 2004. A construção segue o padrão típico holandês com tijolos a vista, telhado inclinado e janelas grandes.Na parte central aparece o nome “Holambra 1948”.

Boulevard Holandês 

Complexo composto por casinhas holandesas coloridas e canteiros de flores. É a rua de comércio com os melhores restaurantes, bares e lojas variadas, inclusive na chegada ao boulevard tem um jardim público com plantação de lavanda.

Parque Van Gogh 

Possui um grande lago com pedalinho, tirolesa, parede de escalada e lojinhas espalhadas pelo parque. Na entrada desse lugar encontra-se, do lado oposto, a Praça dos Coqueiros com o mosaico “EU AMO HOLAMBRA”.

Deck do Amor 

Inspirado na tradição francesa, o lugar possui uma escultura de um coração gigante e os casais apaixonados colocam os cadeados na estrutura da ponte e jogam as chaves no Lago Vitória Régia.

Corredor de Guarda-Chuvas na Alameda Maurício de Nassau 

É o ponto mais visitado da cidade e preferido dos turistas. É um lugar incrível para fotos maravilhosas com os guarda-chuvas coloridos. Além disso, é possível também tirar fotos com o tamanco gigante e com o orelhão no formato de tamanco. Essa região possui ótimas opções para comer, beber e comprar.

Moinho dos Povos Unidos 

Inaugurado em 2008, é uma cópia fiel dos famosos e tradicionais moinhos holandeses. Foi projetado pelo holandês Jan Heijdra, um dos poucos especialistas do mundo em construção de moinhos.

O que comer em Holambra?

A Cidade das Flores possui uma estrutura composta por 40 estabelecimentos credenciados em sua rede de gastronomia, incluindo restaurantes, bares e cafeterias, com destaque para a gastronomia holandesa. No cardápio: Stampoot - purê de batata com legumes e vegetais, acompanhado de salsicha defumada; Bitterballen - petisco parecido com a nossa coxinha, composto por bolinhas recheadas de carne e servidas com molho de mostarda; Eisbein - joelho de porco; Kassler – bisteca suína defumada; Batata-frita com molho de maionese; Stroopwafel - biscoito recheado com uma fina camada de caramelo ... hummmm! Isso com um café é uma dupla irresistível.

Onde ficar em Holambra?

Onde ficar hospedado em Holambra? A cidade apresenta 14 meios de hospedagens, compostos por hotéis e pousadas, sendo que alguns ficam localizados na zona rural. Existe a possibilidade também de ficar hospedado nas cidades próximas como Jaguariúna ou Campinas. Isso vai depender da sua logística e de como está programando a sua viagem.

Holambra é conhecida nacionalmente pelo evento Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. É realizada em setembro para dar boas-vindas à primavera. Em um mês de festa (durante os finais de semana), a cidade recebe aproximadamente 300.000 pessoas, ou seja, o equivalente a 20 vezes a população local.

Além de ser uma das maiores vitrines de flores do mundo, a Expoflora tem como atração a chuva de pétalas, com uma tonelada de pétalas de rosas por dia. É um show! Em 2022, a 39º edição da Explora está confirmada para o período de 02 a 25 de setembro. Mais informações no site www.expoflora.com.br.

 Agora que você já está com as melhores dicas de Holambra, é só programar a data da sua viagem para conhecer um pedacinho da Holanda no Brasil. Tenho certeza que você vai se surpreender. Boa viagem!


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais