Carregando...

Turismo

Imagem: Cristiano Lopes / Arquivo Pessoal

João Pessoa é tudo de bom!

A capital paraibana é muito acolhedora e surpreende pelos preços convidativos

Entretenimento

Cristiano Lopes

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


João Pessoa é a capital localizada mais ao leste do Brasil, sendo a Ponta do Seixas considerada o ponto mais oriental anexado ao continente americano. Em virtude dessa posição geográfica, o sol nasce por volta das 5 da matina e se põe por volta das 17 horas.

 A capital paraibana é uma das cidades mais antigas do Brasil. Fundada em 1585, possui 817.511 habitantes (Censo de 2020) e apresenta belas praias e paisagens de tirar o fôlego! A cidade preserva aquele ambiente de tranquilidade e a hospitalidade é uma marca do povo paraibano.

Como chegar

A viagem partindo de Belo Horizonte até João Pessoa dura aproximadamente 2:40 horas em voo direto e a partir de 4 horas em voos com conexão. O percurso em linha reta é de 1726 km e atualmente as companhias aéreas Gol, Latam e Azul operam o trecho. O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto fica localizado na divisa dos municípios de Bayeux e Santa Rita, estando localizado a 15 km do centro de João Pessoa e a 25 km da orla.

O que visitar

O que visitar em João Pessoa? O principal atrativo da cidade são as praias. Vamos começar o nosso roteiro pela Praia de Tambaú, a mais famosa praia urbana de Jampa

Com águas calmas e mornas, a praia fica localizada próximo ao Hotel Tambaú, um ícone da hotelaria brasileira. Em frente ao hotel existe a Feirinha de Artesanato de Tambaú e o Mercado de Artesanato Paraibano, uma espécie de shopping do artesanato. Na avenida litorânea está instalada a famosa placa “JOÃO PESSOA”, que determina o fim da Praia de Tambaú e o início da Praia de Cabo Branco. A Praia de Cabo Branco é a que possui a melhor estrutura de hotéis, restaurantes e bares da capital paraibana. A praia é conhecida pelos lindos coqueiros que proporcionam aquela sombra natural e ainda por compor a linda paisagem. A minha sugestão é para você ficar hospedado(a) nessa praia, no caso de viagem de férias com a esposa(o) ou com a família. Outras praias de João Pessoa: Bessa, Maraíra e Picãozinho.

O roteiro de praias pode ser incrementado com visitas a Cabedelo, que fica ao norte a 10 km da Praia de Tambaú. Em Cabedelo, existem muitas opções de praias: Intermares, Campinha, Cambuinha, Poço e a Areia Vermelha. Essa última é uma praia itinerante: aparece quando a maré desce, a areia sobe e a praia surge no vão do mar. É um local ideal para a prática de stand-up paddle e flutuação. 

Uma curiosidade é que os ambulantes aproveitam a oportunidade para vender bebidas, churrasquinho e queijo coalho assado em seus barquinhos ou pranchas. É uma experiência diferenciada. Se você preferir rumar para o sul, as praias localizadas em Conde ficam a 20 km da praia de Tambaú, com destaque para a Praia do Amor, Coqueirinho e a famosa Tambaba, praia internacionalmente conhecida pela prática do naturismo.

Além do roteiro das praias, o Farol de Cabo Branco é uma visita obrigatória. Construído sobre as falésias e em formato de uma planta de sisal, o local apresenta uma vista deslumbrante e fica localizado na região mais oriental do Brasil continental. Para chegar ao farol, o visitante vai percorrer uma estradinha a pé e passar pelo Parque Ecológico Bosque dos Sonhos. Nesse local existem várias lojinhas de artesanato e minha sugestão é para visitar a loja Oxé Paraíba (Instagram: @oxeparaibaa). 

Agora você precisa conhecer um empreendedor paraibano raiz, o sensacional Aluizio do Côco, o empreendedor do côco mais oriental das Américas (Instagram: @coco_mais_oriental_das_americas). Inclusive ele foi destaque na matéria que fiz para a coluna de empreendedorismo do Jornal Hoje em Dia. E participou do podcast que gravei para o Programa Pra>Frente da Fundação Dom Cabral.

Outra visita obrigatória é curtir o pôr-do-sol na Praia do Jacaré curtindo Bolero de Ravel sendo executado pelo Jurandy do Sax (Instagram: @jurandydosax). É uma experiência maravilhosa e inesquecível. Agora, se você gosta de um visual de tirar o fôlego, você não pode deixar de conhecer o Skybar (Instagram: @skybarjpa). O bar está localizado no Tour Geneve, o 5º prédio mais alto do Brasil e o prédio mais alto do Nordeste, com 182,3 metros de altura e 54 andares. A entrada custa 20 reais e os drinks são sensacionais, com destaque para o drink SkyBar, que tem coloração azul para representar o mar e algodão doce para representar as nuvens. 

O que fazer 

João Pessoa também oferece atrativos culturais. O Centro Histórico da capital paraibana é formado por um conjunto de casas coloridas no estilo barroco e art-nouveau, com destaque para a Igreja de São Francisco. Se tiver interesse por esse tipo de atrativo, vale a visita.


Onde comer

O que comer em Jampa? A cidade oferece opções de restaurantes sofisticados como o Jun Sakamoto (que inclusive tem estrela Michelin em São Paulo e, no caso de João Pessoa, o cardápio foi assinado pelo renomado Chef Érick Jacquin), o Mangai (mais tradicional de culinária regional),o Nau (peixes e frutos do mar) e o Santa Grelha (carnes); mas também oferece muitas opções de restaurantes mais simples e informais espalhados pela orla e avenida principal das praias de Tambaú e Cabo Branco. 

Uma opção bem bacana para comer é o Food Park Cabo Branco e o Villa Gourmet Manaíra, locais que apresentam dezenas de food-trucks em uma estrutura confortável com banheiro, segurança, estacionamento, brinquedos para as crianças e shows ao vivo. Agora, se bater aquela fome de tarde, vá a uma loja da Empadinhas Barnabé e coma uma empadinha de carne seca ou camarão. São deliciosas.

Onde ficar

João Pessoa possui uma boa rede hoteleira, com diárias na categoria turística que variam de 120 a 400 reais. Por exemplo, em novembro, uma diária num hotel da rede Best Western, para duas pessoas com café da manhã, sai por 294 reais. Um hotel mais sofisticado em Manaíra, nas mesmas condições, sai por 368 reais. Inclusive uma curiosidade: de acordo com o site WSCOM, João Pessoa foi em setembro/2021, a 3º cidade mais procurada em sites de reservas de hotéis do Brasil.

Se você gostou das dicas, corra para fazer a sua reserva e vá conhecer (ou revisitar) a capital dos paraibanos. Tenho certeza que você vai trazer muitas histórias e experiências incríveis de uma cidade acolhedora e hospitaleira).



* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais