Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Nova York: 22 curiosidades incríveis sobre a Big Apple
Imagem: Reprodução / Internet

Nova York: 22 curiosidades incríveis sobre a Big Apple

Da Times Square a Coney Island, coisas que você (provavelmente) não sabia sobre a cidade mais famosa do mundo


Entretenimento

Cristiano Lopes

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


Nova York está localizada na costa leste dos Estados Unidos, às margens do Rio Hudson e do Rio East. Fundada em 1624, a cidade possui uma população composta por 8,8 milhões de habitantes (2020) e por 18,9 milhões de habitantes na Região Metropolitana. O idioma oficial é o inglês, a moeda é o dólar americano e o fuso horário é de -2 horas em relação ao Brasil.

Nova York  é considerada centro financeiro, comercial, cultural, de mídia, moda, pesquisa, tecnologia, educação e entretenimento. A cidade é composta por 5 distritos, chamados oficialmente de boroughs: Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island.

Conheça 22 curiosidades incríveis sobre Nova York: 

1. A cidade teve outro nome

New Amsterdã foi o primeiro nome da cidade, sendo os holandeses os imigrantes a se instalar na região. Os britânicos tomaram o território e presentearam o Duque de York. Daí surge o nome “New York”.


2. Apelido famoso e corrida de cavalos

O termo Big Apple apareceu pela primeira vez em 1909, no livro “The Wayfarer in New York” (O Viajante em Nova York), de Edward Martin. O autor usou essa metáfora para criticar a distribuição de renda desproporcional entre os Estados americanos. Na década de 20 a cidade recebeu esse apelido por causa de uma coluna de corrida de cavalos em um jornal local. 

A expressão era usada como “Big Money” (muito dinheiro) para descrever um grande prêmio das corridas de cavalos. Ainda nos anos 20, o termo foi utilizado pelo jornalista esportivo John Gerald do Jornal New York Morning Telegraph, que batizou sua coluna de “Around the Big Apple” (Ao Redor da Grande Maçã). Nos anos 30 e 40 vários músicos de jazz adotaram a expressão para referir aos cachês. Finalmente na década de 70, o governo local fez uma campanha para incentivar o turismo e o nome Big Apple se tornou conhecido internacionalmente.


3. A cidade já foi capital dos EUA

Nova York já foi capital dos Estados Unidos por 5 anos, no período de 1785 a 1790.


4. Um em cada 3 habitantes é imigrante

Aproximadamente 1/3 da população nasceu fora dos Estados Unidos. Isso comprova a fama da cidade ser uma verdadeira Torre de Babel, com cerca de 800 idiomas diferentes falados em seu território, sendo a cidade com maior diversidade linguística do mundo.


5. Nova York é a cidade mais populosa dos Estados Unidos


6. A cidade recebe mais de 60 milhões de visitantes por ano


7. Nova York abriga a sede da ONU – Organização das Nações Unidas


8. Manhattan é um tabuleiro de xadrez

Manhattan é dividida como um tabuleiro de xadrez, onde na vertical estão as avenidas (com destaque para a famosa 5ª Avenida) e na horizontal as ruas. A contagem das avenidas acontece da direita para a esquerda e das ruas de baixo para cima. Para se localizar bem na ilha, é preciso entender essa regrinha básica. Por exemplo: o Empire States Building está na 5º com 33th.


9. Manhattan tem 3 divisões

Manhattan também é dividida em Downtown, Midtown e Uptown. A região de Downtown vai da ponta sul da ilha até a Union Square (14th). Midtown fica da 14th até a 59th e Uptown vai da 60th até a parte norte da ilha. Essa orientação é muito importante principalmente para quem vai andar de metrô.


10. Estátua da Liberdade foi um presente dos franceses

Em homenagem ao centenário da Independência dos Estados Unidos, a França presenteou os norte-americanos em 1886, com a Estátua da Liberdade. É um ícone da liberdade e um símbolo de boas-vindas a quem chega na cidade. É o monumento mais pesado do planeta: 24.635 toneladas.


11. O Central Park está sobre um lixão

O Central Park é o parque mais famoso e mais visitado do mundo. É um projeto arquitetônico, portanto é uma construção artificial. O mais interessante é que foi construído sobre um depósito de lixo.


12. Popularidade da Times Square

A Times Square, localizada no coração de Manhattan, é o ponto turístico mais visitado do mundo. Recebe mais de 50 milhões de visitantes por ano.


13. A Broadway possui 43 teatros


14. Mais de 20.000 filmes já foram gravados em NYC


15. A Biblioteca Pública possui um acervo de mais de 50 milhões de livros


16. 24 elefantes cruzaram a Ponte do Brooklyn na sua inauguração, no ano de 1883


17. Táxis amarelos ganharam fama em NY

Yellow Cab é o nome dos táxis amarelos da cidade, que começaram a circular no início do século XX.


18. Cidade tem quase 500 estações de metrô

A cidade possui 472 estações de metrô e 1355 km de trilhos. O NY Subway foi inaugurado em 1904, mas o metrô não-subterrâneo existe desde 1868.


19. Cidade tem a maior loja do mundo

Trata-se da Macy’s,  localizada na Herald Square (6º com 34th).


20. Imposto na cidade é bem salgado


O imposto no Estado de Nova York é de 8,875%. Por isso, muitos brasileiros preferem ir ao estado de New Jersey, localizado do outro lado do Rio Hudson, para fazer a compras e pagar menos impostos.


21. NY tem 3 opções de praias

Quer ir a praia em Nova York? Tem as opções de Coney Island e Brighton Beach no Brooklyn e Rockway Beach no Queens;


22. Cidade Alfa

Nova York é considerada uma cidade Alfa, de acordo com a teoria Cidade Global criada por Saskia Sassen, em 1991.

No próximo programa, vamos sugerir um roteiro pela Big Apple. Se liga! #SeLigaNaTrip



* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais