Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. O turismo rural na Estrada Real
Imagem: Fazenda São Pedro / Divulgação

O turismo rural na Estrada Real

Aproveite para vivenciar uma rotina rural repleta de sons, cores, sabores, aventuras e histórias!


Entretenimento

Daniel Magalhães Junqueira

Coluna de Turismo assinada por Daniel Magalhães Junqueira - Presidente do Instituto Estrada Real


Entre um povoado e outro, escondidas atrás de porteiras de fazendas e chácaras, estão outras riquezas da Estrada Real. Nas áreas rurais, a vida simples dos moradores que se deixam acompanhar pelos visitantes em seus afazeres diários é um atrativo complementado por pequenos luxos oferecidos aos recém-chegados.

Na Fazenda Fonte Limpa, por exemplo, os hóspedes podem acompanhar a ordenha e tomar leite fresco ao pé das vacas pela manhã, participar do manejo de ovelhas, porcos e galinhas. À tarde, passear pelo complexo histórico casarão do século XVIII e à noite, é possível fazer cavalgadas guiadas, em dias de lua cheia. (https://www.fazendafontelimpa.com.br/)

Outra fazenda que vale a visita na rota do Caminho Velho é a São Pedro, nas proximidades da cidade de Aiuruoca. Entre as atividades oferecidas, está à pesca e o caiaque no lago próximo a casa em estilo colonial erguida na década de 1920. Além acompanhar a rotina da fazenda, é recomendável aproveitar a estadia para passeios a cavalo, observação de aves e caminhadas pelas trilhas para visitar a Cachoeira do Jacarandá, que fica dentro da Reserva Particular de Preservação Natural da fazenda. (https://fazendasaopedro.com.br/)

Na região da Mantiqueira, em Carmo de Minas, a Fazenda Sertão oferece aos turistas a vivência dos processos produtivos do café, passando pela lavoura, colheita seletiva no meio do cafezal, e posteriormente o processo de secagem. É possível também acompanhar a torrefação, que oferece ao final degustação de alguns perfis de cafés. (https://www.uniquecafes.com.br/c/rota-do-cafe)

Uma opção charmosa é a Pousada Fazenda do Engenho, que além da sua produção de leite e queijo, de hortifrutigranjeiros e animais de pequeno porte, oferece a experiência de alimentar todas as noites os lobos-guarás que visitam o Santuário do Caraça, em Catas Altas. O hóspede ainda pode usufruir das trilhas e das piscinas naturais dos 1.233 hectares da Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça.

No caminho Novo a opção de vivenciar a vida rural, fica por conta da Fazenda Pedra do Sino, localizada em Carandaí, às margens da BR-040. A fazenda foi uma das pioneiras do Turismo Rural em Minas Gerais, com sua inauguração para o público turístico na década de 90.  Aos hóspedes são oferecidos passeios a cavalo pelas áreas produtivas e na reserva particular, além da contemplação dos animais da fazenda (galinhas d’angola, gansos, peru, galinhas japonesas, patos, pavões e avestruzes) e das diversas espécies de animais e plantas nos 18 hectares de reservas de Mata Atlântica .

A Estrada Real oferece um dos mais completos roteiros para conhecer a história, as raízes e as tradições do povo mineiro. Uma dose de cachaça, um pedaço de queijo e a mesa estará posta para que essa viagem inesquecível seja revivida quantas vezes se desejar.

Aproveite para vivenciar uma rotina rural repleta de sons, cores, sabores, aventuras e histórias! Estrada Real: Uma estrada, seu destino!


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais