Carregando...

Turismo

Imagem: Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães

Os encantos da Chapada dos Guimarães

Um destino com paisagens incríveis que possui uma riqueza natural espetacular

Entretenimento

Cristiano Lopes

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


A Chapada dos Guimarães é um daqueles destinos únicos do Brasil. Possui uma riqueza natural espetacular que pode ser traduzida em números expressivos e impressionantes: são 46 sítios arqueológicos, 59 nascentes, 487 cachoeiras, uma área de mais de 3300 km de Parque Nacional e 157 km de paredões. É surpreendente! 

Como chegar 

A Chapada dos Guimarães, município estabelecido em meados dos anos 50, está localizado a 64 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso. A cidade possui 19.543 habitantes (IBGE/2020) e a viagem da capital mato-grossense até a cidade dura aproximadamente uma hora. 

O acesso é realizado através da excelente rodovia MT 251, com ótima sinalização e sem pedágios. Um detalhe interessante é que ao longo desse percurso se torna possível visitar alguns atrativos. A minha dica é para parar e conhecer o Complexo Turístico da Salgadeira, que apresenta a possibilidade de ter uma vista contemplativa maravilhosa dos paredões da Chapada, tomar um banho de cachoeira ou num córrego com água cristalina. O local possui restaurante, banheiros e estacionamento privado. A entrada é gratuita e o estacionamento custa 15 reais

O que visitar

O que visitar na Chapada dos Guimarães? O principal atrativo é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e o cartão postal é a Cachoeira Véu de Noiva, que possui uma queda d’água de 86 metros de altura. É de tirar o fôlego! Outro atrativo imperdível é o Mirante do Centro Geodésico, que está localizado a 8 km do centro e fica a 845 metros de altura. O mais interessante é que esse mirante está localizado exatamente a uma distância de 1600 km do Oceano Pacífico e a 1600 km de distância do Oceano Atlântico. (nesse momento, o atrativo encontra-se interditado).

Agora, se você quer ter uma experiência com os paredões da Chapada dos Guimarães, é necessário contratar o passeio para a Cidade de Pedras e Vale do Rio Claro. Na Cidade de Pedras você terá uma vista contemplativa do alto dos maiores paredões da Chapada dos Guimarães, que chegam a ultrapassar a casa dos 350 metros de altura

No Vale do Rio Claro, a vista contemplativa é de baixo para cima, com finalização do roteiro com flutuação pelas águas das cabeceiras do Rio Claro. Uma experiência única e inesquecível! A minha dica é para contratar o “combo” clássico com esses atrativos. Cabe destacar que esses passeios só podem ser realizados com veículos 4x4 que estejam cadastrados junto aos atrativos, daí a necessidade de contratar uma agência de turismo receptivo para realizar esse roteiro. 

Existem seis agências de turismo receptivo na Chapada dos Guimarães e a minha indicação é para contratar a Villa Guimarães Receptivo, agência que me conduziu com muita segurança e profissionalismo pelos roteiros.

Além dos atrativos clássicos, a Chapada dos Guimarães oferece outras opções de atrativos como a cachoeiras da Geladeira, do Marimbondo e dos Namorados; o Mirante Alto do Céu para assistir o pôr-do-sol; o Circuito de Cavernas composto por três cavernas e a famosa Gruta da Lagoa Azul, localizado a 43 km da Chapada e que precisa de guia credenciado e agência de receptivo e o Morro de São Jerônimo, que é o ponto mais alto do parque. Histórias, lendas e crenças giram em torno desse morro, como sendo um ponto de aterrisagem de discos voadores. 

Onde comer

A Chapada dos Guimarães possui cerca de 50 estabelecimentos entre restaurantes, bares e cafeterias. As melhores opções para o almoço são: Mirante e Restaurante Morro dos Ventos que oferece culinária típica regional e um mirante espetacular e o Atmã, restaurante a la carte com cozinha internacional e vista panorâmica. As melhores opções para o jantar são: Restaurante Osteria, Pomodori Trattoria e Bistrô da Mata (somente nos finais de semana). Outra opção para quem curte algo mais informal é o Boi Ralado, que oferece batatas recheadas, escondidinhos, pastel e porções.

Achei muito interessante quando entrei na cidade e, logo de cara, vi uma placa colocada em frente a um estabelecimento que estava escrito “Jantinha”. Perguntei para o guia Fabinho e ele me explicou que o Restaurante Popular oferece essa modalidade para o jantar, que consiste num espeto a sua escolha (picanha, alcatra, filé de pintado, medalhão de frango, coração, linguiça calabresa ou pão com alho) + buffet de saladas e guarnições por 18 reais. Deu até água na boca!

Onde ficar

A Chapada dos Guimarães possui 38 meios de hospedagem cadastrados no Cadastur, divididos entre hotéis, pousadas, hostel e camping, com diárias médias que variam de 80 a 1800 reais. A escolha da sua hospedagem vai depender do tipo de motivação turística da viagem. Se você estiver realizando uma viagem com a(o) companheira(o) ou com a família, a minha indicação é para a Pousada Villa Guimarães, localizada no centro da cidade e com piscina. O preço médio das diárias para casal, em apartamento luxo, variam de 270 (dias de semana) a 495 (final de semana). Em caso de hospedagem no apartamento luxo, os preços vão de 490 (dias de semana) a 750 (final de semana).

Onde comprar 

A Chapada dos Guimarães apresenta um comércio local com lojinhas que oferecem possibilidades de compras de souvenirs tradicionais para os visitantes. A cidade abriga a fábrica de cerveja artesanal Xaraés, que também se torna uma opção de presente “made in Chapada”. 

Mais informações da Chapada dos Guimarães poderão ser obtidas no site oficial ou site www.chapadamt.com.br , idealizado pelo empresário e turismólogo Wagner Augusto.

Com essas dicas do SeLigaNaTrip98, agora é só planejar a sua viagem, preferencialmente entre os meses de abril a setembro (período de seca), arrumar as malas e #partiuChapadaDosGuimarães. Boa viagem e ótimas experiências!

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais