Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Tipos de turismo na Estrada real
Imagem: Odim

Tipos de turismo na Estrada real

Turismo convencional, de aventura, ecocultural e ecológico são alguns deles


Daniel Magalhães Junqueira

Entretenimento

Coluna de Turismo assinada por Daniel Magalhães Junqueira - Presidente do Instituto Estrada Real


A Estrada Real tem atrações para todos os tipos de gosto, perfeitos para novas e inesquecíveis descobertas. Selecionamos diversos tipos de turismo que podem ser feitos pela rota, com dicas de viagens de destinos incríveis.

Começamos pelo Turismo Convencional, atividade turística para sair da rotina, aliviar as tensões e se divertir, conhecer lugares, pessoas e assim ampliar nossa visão de mundo. O turismo convencional foca no entretenimento e conhecimentos genéricos sobre a localidade visitada.

Nossa dica de Roteiro para esse turismo é:

- Das Águas ao Santuário: O roteiro inclui as cidades de Caxambu e Baependi e pode ser feito em um final de semana. Andar de pedalinho, patinar, jogar tênis, vôlei e até bocha. O lugar para isso é o Parque das Águas, em Caxambu. A poucos quilômetros de Caxambu, Baependi , que em Tupi Guarani significa clareira aberta, abriga o Santuário de Nossa Senhora da Conceição e a casa onde vivei Nhá Chica.

Nhá Chica - Foto: Acervo IER


Para quem viver é aventurar-se, o Turismo de Aventura na Estrada Real reserva emoções de todo o tipo. Caminhadas (trekking), canoagem, ciclismo e mergulho são algumas das modalidades que compõem esse tipo de atividade. O que vale é a vontade de vencer desafios e se integrar a natureza.

A Travessia Lapinha – Tabuleiro é nosso roteiro sugerido:

A Serra do Cipó é um destino mágico, que proporciona não só muita adrenalina, mas também paisagens preciosas. Acampamentos, banhos de cachoeiras, caminhadas pela crista do Espinhaço, com toda a diversidade dos campos de altitude. Neste roteiro, de três noites e quatro dias, iniciando em Lapinha de Santana e terminando no distrito de Tabuleiro, os aventureiros vão se encantar a cada percurso.

Travessia Lapinha Tabuleiro - Foto: Rodrigo Azevedo


O Turismo Ecocultural é a prática dos turismos cultural e ecológico, concomitantemente. Na Estrada Real, corpo e espírito encontram prazeres especiais. Ao longo das trilhas, igrejas barrocas, museus e o convívio com o povo simples relevam aspectos preciosos da cultural mineira.

A região de Diamantina conta com esse potencial ecológico e ao mesmo tempo interação com a cultura local e é nossa sugestão de roteiro:

Caminho dos Tropeiros: Andar em trilhas, caminhos de pedras e pontes antigas que conservam até hoje vestígios da Estrada Real dos tempos do ciclo do ouro. São algumas das atividades deste roteiro de quatro dias, que se inicia em Diamantina no Caminho dos Escravos. Uma trilha calçada em pedras por escravos no século XIX, com vegetação nativa composta por quaresmeiras e ipês. O roteiro ainda passa por São Gonçalo do Rio das Pedras e o povoado de Vau. Um roteiro imperdível para os adeptos de caminhadas ecológicas.

Casebres em São Gonçalo do Rio das Pedras | Foto: Acervo Setur-MG | Xará


Uma forma responsável de viajar em áreas naturais e conservando o meio ambiente, esse é o Turismo Ecológico. O deslumbramento diante do espetáculo da natureza une turistas de todas as idades e origens. Não há quem não se deslumbre diante de um pôr-do-sol nas montanhas, da exuberância de uma mata nativa ou do frescor de uma cachoeira.

A Estrada Real, com suas inúmeras trilhas, esbanja santuários ecológicos. Um deles é nossa dica de roteiro, Serra do Ibitipoca:

Com inúmeras trilhas, o Parque Estadual Serra do Ibitipoca é um verdadeiro paraíso ecológico. O roteiro de três dias conta com ida ao ponto mais nobre do Parque, Janela do Céu, passando por grutas, cruzeiro, picos e cachoeiras. Ainda no roteiro é destinado a conhecer a parte sul do parque, com Centro de Pesquisa, lagos e cachoeiras.

Janela do Céu, Parque Ibitipoca - Foto: Odim


Seja qual for a sua escolha, na Estrada Real todos os caminhos levam aos mais surpreendentes destinos. Estrada Real: Uma estrada, seu destino!



* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais