Na última sexta-feira (06), a Procuradoria do STJD protocolou um recurso solicitando o aumento da pena do Atlético. A punição inicial, imposta pelo tribunal, foi baseada nas cenas de violência protagonizadas pela torcida do Galo na final da Copa do Brasil.
Em 27 de novembro, o tribunal do STJD determinou que o clube perca seis mandos de campo, sendo três deles sem a presença de público, e que o restante da pena seja cumprido com a possibilidade de medidas socioeducativas, permitindo apenas a presença de mulheres, crianças, adolescentes até 16 anos, idosos e pessoas com deficiência.
O Atlético já cumpriu duas partidas da pena (contra Juventude e Botafogo) e realizará a última sem público neste domingo (08/12), contra o Athletico-PR, na Arena MRV.
Contudo, o recurso feito pela Procuradoria pede que a pena do Galo seja ampliada em mais três partidas. Segundo o documento, o Atlético pode ser condenado a perder nove mandos de campo caso o recurso seja julgado e acatado.
Se o pedido da Procuradoria for confirmado, o Atlético terá não apenas mais três jogos (em competições organizadas pela CBF) com medidas socioeducativas, mas seis, distribuídos da seguinte forma:
Três com metade da capacidade da Arena MRV, recebendo apenas mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência e adolescentes de até 16 anos;
Três com a capacidade total da arena, novamente com a presença restrita aos mesmos grupos.
O recurso apresentado pela Procuradoria do STJD ainda não tem data para ser julgado pelo pleno do tribunal.