Victor Bagy, diretor de futebol do Atlético, confirmou nesta segunda-feira (02/12), que o clube vai formalizar uma reclamação na CONMEBOL contra a arbitragem da final da Libertadores. A motivação baseia-se em dois possíveis pênaltis não marcados no segundo tempo de jogo.
"Vamos formalizar uma reclamação oficial junto à Conmebol, pedindo punição severa da arbitragem, principalmente aos membros do VAR, e solicitar as imagens e o áudio", afirmou Victor Bagy em entrevista ao GE.Em contato com a Rede 98, Victor afirmou que a entrevista representa a posição da instituição e dele.
O dirigente explicou que o clube quer a punição do árbitro VAR, Mauro Vigliano. A arbitragem de campo foi de Facundo Tello, ambos argentinos. Victor ainda completou sobre a solicitação feita pelo clube: "As imagens são para analisar também dentro da perspectiva deles, e o áudio de comunicação para esse momento. "
Os lances questionados
“Tivemos um lance logo após o nosso gol, por volta de dois minutos e meio segundo tempo, no qual o Hulk passa pelo adversário, ele é chocado dentro da área e poderia ter sido revisado ou sugerir a revisão, bem como o lance do Deyverson, aos oito minutos segundo tempo, no qual o jogador do Botafogo acaba chutando o Deyverson antes da bola", explicou Victor.
O clube procurou seu consultor de arbitragem, Sálvio Spínola, ex-árbitro FIFA, para embasar a reclamação. "Ele corroborou com a opinião de especialistas, que também foram enfáticos, principalmente no lance do Deyverson, que era um lance passível de marcação de pênalti e não foi recomendada a revisão", disse Victor.
O diretor de futebol ressaltou que o clube não usa as reclamações como justificativa para a derrota. "Gostaria de dizer que o que vou falar não serve de desculpa nem de justificativa para a não conquista da Libertadores. Temos que reconhecer o mérito do nosso adversário, mas não há como negar que houve erros de arbitragem que poderiam ter tornado o rumo da partida diferente."
A partida
O Atlético perdeu a Copa Libertadores da América no último (30/11). O Galo foi derrotado pelo Botafogo por 3 a 1, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, Argentina. Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos marcaram para o time carioca, enquanto Vargas descontou para o Galo. A equipe comandada por Gabriel Milito teve um jogador a mais desde o primeiro minuto, após a expulsão do volante Gregore, da equipe carioca.