A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou como título brasileiro a Copa dos Campeões do Brasil em 1937, conquistada pelo Atlético. Com o reconhecimento, e a contar os títulos de 1971 e 2021, o Galo passa a ser tricampeão brasileiro.
A decisão foi oficializada pela diretoria da CBF, e pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, que recebeu a cúpula atleticana na sede da entidade, nesta sexta-feira. Conmebol e FIFA serão comunicadas da decisão.
Além do tricampeonato, o Atlético volta a ser o primeiro campeão brasileiro, título ostentado pelo clube até a homologação das conquistas da Taça Brasil e do Robertão. Na ocasião, o Bahia passou a ser o primeiro vencedor nacional.
O Atlético enviou dossiê a CBF requerendo o reconhecimento do campeonato como título brasileiro, em um trabalho semelhante ao que foi realizado por alguns clubes que conseguiram a homologação como Campeonato Brasileiro as conquistas da Taça Brasil e do Roberto Gomes Pedrosa.
O presidente do Sérgio Batista Coelho, e o vice-presidente José Murilo Prócopio enviaram uma carta aos conselheiros.
"Caros(as) Conselheiros(as), boa noite!
Recebemos hoje aqui na CBF, neste exato momento, uma notícia muito especial e aguardada: o reconhecimento oficial do título do Campeonato Brasileiro de 1937, conquistado pelo Galo.
Esse reconhecimento foi fruto de muito trabalho e de uma luta árdua. O gesto da CBF faz justiça aos campeões nacionais daquele ano, que conquistaram o título, dentro de campo, com luta, brilhantismo e uma enorme capacidade de superar os desafios logísticos da época.
O reconhecimento faz do Galo Tricampeão Brasileiro e devolve ao Clube a honraria de ser o primeiro campeão da história do Campeonato Brasileiro.
A taça, alusiva a esse campeonato, oferecida e custeada pelo presidente do nosso Conselho Deliberativo, Ricardo Guimarães, será apresentada na nossa próxima reunião de conselho, marcada para segunda-feira próxima, dia 28.
Aqui é Galo!
Tricampeão Brasileiro!
Fiquem em paz!
Fiquem com Deus!
Sérgio Coelho
José Murilo Procópio"