O Atlético venceu o River Plate, por 1 a 0, valendo pela primeira partida das quartas de final da Copa Libertadores da América. O gol do Galo foi anotado por Nacho Fernández, cumprindo a Lei do Ex no Monumental de Nuñez.
Com o resultado, o Atlético garante a vantagem do empate na partida de volta, quarta-feira (18), no Mineirão. Ao River Plate, resta apenas vencer por dois gols de diferença. Em caso de vitória da equipe argentina por 1 a 0, a definição da vaga para as semifinais será nos pênaltis.
Antes da partida de volta, o Atlético receberá o Palmeiras, valendo a liderança do Campeonato Brasileiro, sábado (14), às 19 horas, no Mineirão.
Antes do jogo, o técnico Cuca promoveu o retorno do lateral-esquerdo Guilherme Arana, apostou em Jair e Zaracho no meio-campo. Por sua vez, o River Plate não fez mistério.
River Plate pressiona e Everson se destaca
No primeiro tempo, os dois times buscaram o jogo, mas as duas defesas apareciam bem. O Atlético teve uma finalização com Nacho Fernández, mas que passou longe do goleiro Armani. Até o final do jogo, o Galo sofreria forte pressão do River Plate.
O River Plate jogou grande parte do primeiro tempo no campo de ataque. Trocou passes, abriu espaços e fez o goleiro Everson trabalhar muito. O primeiro grande lance de perigo foi no chute de Angileri, que acertou na trave após o toque nas luvas do goleiro atleticano.
A pressão do River Plate impedia o Atlético trabalhar seu jogo, e seguidamente, o time argentino retomava a posse de bola. Martínez, Braian Romero e Julián Alvarez foram outros finalizadores do Millionário e sempre com perigo.
A melhor chance do Atlético no primeiro tempo foi com Zaracho. Vargas recebeu passe de Mariano. O chileno ajeitou e o meio-campo atleticano chutou rasteiro para fora.
Atlético melhora e Nacho Fernández marca o gol da vitória
No segundo tempo, o Atlético foi um time completamente diferente da etapa anterior. O Galo foi mais intenso, presente no ataque, com excelente movimentação e de pressionado passou a pressionar o River Plate. Guilherme Arana foi o primeiro a finalizar e foi com perigo. Carrascal tentou dar uma resposta pelo time argentino, e novamente, Everson fez boa defesa.
O Atlético era visivelmente melhor, apresentava consistência e a movimentação no ataque era difícil de ser marcada pelo River Plate. A defesa atleticana também mostrou um excelente rendimento, e marcou com precisão as investidas argentinas.
Após chances perdidas com Vargas e Hulk, o Galo fez justiça a excelente atuação e abriu o placar. Zaracho recebeu na direita – em posição legal – levou na linha de fundo e cruzou para Hulk. O camisa 7 ajeitou de cabeça para Nacho Fernández, que chegou finalizando com a perna esquerda e mandou a bola no canto esquerdo de Armani. É a lei do ex no Monumental de Nuñez.
O Atlético ainda teve uma chance de gol com Allan. O volante viu o goleiro Armani adiantado, chutou quase do meio-campo, e a bola tocou no travessão. Seria um gol histórico. Réver também testou o goleiro do River Plate, com uma ótima cabeçada.
O River Plate pressionou, mas errou bastante no último passe, e ainda encontrou a defesa atleticana mostrando muita segurança, e o goleiro Everson passou tranquilidade aos defensores. Na reta final, Atlético sofreu uma expulsão pesada. Nacho Fernández pelo Galo levou cartão vermelho após cometer falta em Angileri.