Após o pênalti polêmico assinalado em favor do Atlético no clássico deste domingo, Juliano Lopes Lobato, presidente da comissão de arbitragem da Federação Mineira de Futebol foi o convidado do 98 Esportes. Juliano comentou sobre o lance que originou o gol de empate do alvinegro, e detalhou o planejamento para que o VAR seja utilizado também na fase classificatória do estadual.
Até a marcação daquele pênalti, a arbitragem do Igor, do modo de ver da comissão de arbitragem, estava quase perfeita. Ele estava administrando muito bem a partida, já havia aplicado cartões, corretamente, muito próximo do lance. Após a marcação, houve questionamentos por parte de algumas pessoas em relação à penalidade máxima, que é um lance muito difícil, que é um lance ajustado, e que nem se tivesse VAR, o VAR poderia entrar. O VAR entra em lances que não são interpretativos, e ali é um lance de interpretação, afirmou Juliano.
Sobre a possibilidade de ter arbitragem de fora na final única, Juliano reforçou a confiança nos árbitros mineiros e disse que a ideia é que a ‘arbitragem mineira vá até o fim’.
Questionado sobre a utilização do VAR na primeira fase do Campeonato Mineiro, Juliano revelou qual o planejamento da entidade.
Existem campos que ainda não têm condições técnicas e físicas para receber o VAR, mas a Federação está lutando e tentando, para que no próximo ano se coloque VAR nos seis jogos do Campeonato Mineiro, afirmou.
Veja a entrevista completa