O Atlético está próximo de confirmar o negócio por Paulinho nos próximos dias. Além dos 18 milhões de euros, o Galo receberá em definitivo os volantes Gabriel Menino e Patrick. Este último, pouco conhecido pelo grande público, é um dos destaques das categorias de base do Palmeiras. Patrick iniciou sua trajetória no futsal e chegou a passar pela base do Cruzeiro antes do sucesso nas categorias inferiores da equipe paulista.
Natural de Juiz de Fora, Patrick começou no futsal de sua cidade natal. Entre 2018 e 2019, atuou pelo Sport Club Juiz de Fora, tradicional equipe da Zona da Mata mineira.
Desde então, o jogador passou a ser monitorado por grandes equipes do futebol brasileiro, especialmente por sua força física e por ser ambidestro. Nos campos, Patrick teve passagens pelas categorias de base do Volta Redonda, do Cruzeiro e da Ferroviária-SP. Em 2021, chegou ao Palmeiras por empréstimo junto à equipe grená do interior de São Paulo.
Na base do Palmeiras, o volante de 1,87 metro conquistou diversos títulos. Foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior e do Paulistão Sub-20 em 2023, além do Brasileirão e da Copa do Brasil Sub-20 em 2022.
Na final da Copinha de 2023, Patrick não começou como titular na decisão contra o América, mas, aos 47 minutos do segundo tempo, posicionou-se na pequena área em uma cobrança de escanteio. Aproveitando o bate-rebate, cabeceou livre para consagrar a conquista palmeirense.