Cruzeiro

  1. Esporte
  2. Cruzeiro
  3. Após reunião na Toca 2, Ronaldo oficializa venda da SAF para a BPW Sports, de Pedro Lourenço
Imagem: Staff Images/Cruzeiro/Cris Mattos

Após reunião na Toca 2, Ronaldo oficializa venda da SAF para a BPW Sports, de Pedro Lourenço

Ronaldo foi gestor do Cruzeiro a partir de dezembro de 2021, quando comprou 90% das ações da recém-criada SAF do clube.


Por Vinícius Silveira

A SAF do Cruzeiro tem um novo sócio majoritário. A BPW Sports, empresa ligada ao empresário Pedro Lourenço, dono de uma rede de supermercados, acertou com a Tara Sports Brasil, que pertence a Ronaldo, a compra dos 90% da Sociedade Anônima de Futebol vinculada ao ex-atacante desde dezembro de 2021. 

De acordo com o comunicado do Cruzeiro, “o acordo está sujeito à certas condições precedentes, usuais em operações dessa natureza, dentre as quais a aprovação do CADE e a concordância do Cruzeiro Esporte Clube – Associação”. Confirmada a operação, Ronaldo continuará como membro do Conselho de Administração da Sociedade Anônima de Futebol (SAF).

Confira a postagem no site oficial do clube

Após semanas de conversas e negociações, Ronaldo e a empresa BPW Sports, ligada ao empresário Pedro Lourenço, assinaram um acordo para a aquisição da totalidade das ações da Tara Sports Brasil, empresa detentora de 90% do Cruzeiro SAF. O acordo está sujeito a certas condições precedentes, usuais em operações dessa natureza, dentre as quais a aprovação do CADE e a concordância do Cruzeiro Esporte Clube – Associação.

Caso consumada a operação, Ronaldo continuará como membro do conselho de administração da SAF, confirmando seu compromisso com o futuro do Cruzeiro.

Em pouco mais de 24 meses de trabalho, o empresário liderou uma administração que trouxe uma nova perspectiva para o clube, implementando uma gestão profissional e uma estrutura de governança alinhada às melhores práticas internacionais.

A nova gestão apoiou a reestruturação do passivo do Cruzeiro Associação e foi responsável por uma notável evolução na estrutura do Clube, implementado não apenas processos e ferramentas modernas de gestão, como também notáveis melhorias na infraestrutura física do Clube. A reestruturação e profissionalização incluíram melhorias na infraestrutura dos campos, demais dependências de treinamento e alojamentos, garantido mais qualidade e bem-estar para todos os atletas do clube.

Como consequência, foi resgatada a credibilidade do Cruzeiro, o que permitiu atrair parceiros e patrocinadores importantes, com contratos que estabeleceram cifras recordes para o Clube.

No âmbito esportivo, logo no primeiro ano de gestão, a equipe profissional masculina conquistou o título da Série B com diversas rodadas de antecedência, recolocando o Cruzeiro na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. Em 2023, o Cruzeiro se classificou para a Copa Sul-Americana e alcançou as metas definidas para o ano. Houve também evoluções significativas nas categorias de base e no futebol feminino, resultando em feitos destacados nas últimas temporadas”.

Ronaldo foi gestor do Cruzeiro a partir de dezembro de 2021, quando comprou 90% das ações da recém-criada SAF do clube. Chefiado pelo ex-atacante, o time celeste retornou à Série A do Campeonato Brasileiro ao ser campeão da Série B após passar três anos disputando a segunda divisão nacional. 

A partir de 2023, disputou a Série A, e mesmo tendo lutado contra o rebaixamento, encerrou o Campeonato Brasileiro garantindo a classificação para a Copa Sul-Americana de 2024.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais