Neste sábado (5), Caldense e Cruzeiro se enfrentam no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas, às 16h30. O encontro entre os dois clubes faz parte da história de Ronaldo com a camisa cruzeirense nos tempos de jogador de futebol. Hoje, o Fenômeno é sócio majoritário da SAF celeste.
Em 1993, Ronaldo tinha apenas 16 anos e ganhou a primeira chance no time profissional do Cruzeiro em um jogo contra a Caldense, valendo pelo Campeonato Mineiro daquele ano. No dia 25 de maio, Ronaldo entrou como titular escalado pelo técnico Pinheiro. O time celeste venceu por 1 a 0, com gol marcado pelo meia Ramon Menezes.
O time que o técnico Pinheiro escalou naquele dia foi:
Harlei; Zelão, Robson, Marcus Vinícius e Nonato; Rogério Lage, Ramon Menezes e Éder Aleixo; Nivaldo, Ronaldo e Daniel.
Quase um ano depois, no dia 11 de maio, o Cruzeiro voltou a jogar contra a Caldense no Estádio Ronaldo Junqueira. Curiosamente, Ronaldo não estava em campo neste jogo, mas era o grande destaque do time celeste no Campeonato Mineiro de 1994.
O Cruzeiro goleou a Caldense, por 5 a 3, com destaque para as atuações de Cleison, que atuou como centroavante naquela partida, e o veterano meio-campo Toninho Cerezo. A vitória garantiu o título mineiro para o time celeste, sendo a segunda e última conquista pelo clube.
A equipe que entrou em campo, escalado por Ênio Andrade foi:
Dida; Paulo Roberto Costa, Célio Lucio, Luizinho e Helinho; Ademir, Toninho Cerezo e Careca; Macalé, Cleison e Roberto Gaúcho.
Dias depois, no jogo da taça, Ronaldo fez o gol da vitória do Cruzeiro contra o Patrocinense, na vitória por 1 a 0. Foi a última vez que o camisa 9 balançou as redes no Campeonato Mineiro, terminando como artilheiro com 22 gols.
Homenagem da Caldense a Ronaldo
Relembrando a estreia de Ronaldo, em 1993, a Caldense fará uma homenagem a Ronaldo devido a estreia do ex-atacante contra a Veterana no Ronaldão. O Fenômeno não estará no estádio, mas já se manifestou por meio das redes sociais, agradecendo pela lembrança feita pelo time de Poços de Caldas.