Cruzeiro e Racing decidem a Copa Sul-Americana 2024 no próximo sábado (23/11). O confronto entre essas equipes não é uma novidade em decisões continentais. Um personagem se destaca nesse histórico: o treinador da equipe de Avellaneda, Gustavo Costas.
O Racing é considerado um dos cinco maiores times da Argentina, mas enfrenta uma seca de títulos internacionais. Gustavo Costas participou justamente da última grande era internacional da equipe.
Para apimentar ainda mais a decisão entre Brasil e Argentina pela Copa Sul-Americana, o técnico esteve em campo nas finais da Supercopa da Libertadores, em que Cruzeiro e Racing mediram forças.
Histórico de confrontos contra o Cruzeiro
O retrospecto do confronto traz um título para cada lado: a equipe argentina conquistou a taça em 1988, enquanto o Cruzeiro levou a Supercopa em 1992.
"Ele é muito passional." A expressão foi dita por Adrián Martínez, artilheiro do Racing, ao se referir a Gustavo Costas, treinador do time argentino. "Maravilla" Martínez, que em 2024 soma 28 gols em 46 partidas, comentou, em entrevista à Conmebol, sobre a identificação de Costas com La Academia : "Ele transmite muito o que é o Racing. Ele vive intensamente e nos faz sentir isso, faz a gente dar sempre um pouco a mais pelo escudo."
Amor pelo Racing
A passionalidade de Costas tem um significado especial. O agora treinador é torcedor da equipe de Avellaneda e, além disso, já passou por todas as esferas do clube. Costas foi mascote, zagueiro, conquistou títulos como jogador e, agora, busca conquistas como treinador.
Em sua terceira passagem como técnico do Racing, Costas tem a chance de conquistar seu primeiro título como treinador comandando a equipe de seu coração e, de quebra, desempatar esse histórico confronto entre duas equipes tradicionais do continente sul-americano.
Zuculini, volante do Racing, também foi criado em uma casa de torcedores do clube, assim como seu comandante. Sobre Gustavo Costas, comentou em entrevista a Conmebol: "É um grande estrategista, apaixonado pelo que faz, um técnico muito simples. Com duas ou três informações por partida, ele já nos passa o que temos que fazer. Tem seus mecanismos, o jeito que gosta de jogar , mas é muito objetivo.”
Temporada do Racing
A equipe de Costas ocupa a terceira colocação no Campeonato Argentino 2024, com quatro pontos a menos que o líder Vélez Sarsfield. O Racing chega à decisão da Sul-Americana contra o Cruzeiro buscando um título inédito para a sua galeria de troféus.
A final da competição continental está marcada para o próximo sábado (23/11), às 17h, em Assunção.