“Nós não fomos pegos de surpresa pelo Racing": A frase foi dita por Fernando Diniz após o Cruzeiro perder para a equipe argentina por 3 x 1, com os dois primeiros gols do Racing saindo nos primeiros 20 minutos de partida. A derrota custou o título da Copa Sul-Americana 2024.
O treinador da Raposa justificou por que não ficou surpreso com a postura do time argentino:
"O jogo se desenvolveu do jeito que tinha que se desenvolver. Nós erramos de uma maneira coletiva e que não podíamos ter errado, o que nos custou o título", completou Diniz.
Após os dois primeiros gols do Racing, Diniz mudou a equipe, tirando Walace e colocando Lucas Silva. Antes da partida, existia a dúvida justamente entre os dois jogadores. O camisa 16 celeste vinha ganhando mais oportunidades com Diniz e, por isso, era especulado como titular. No entanto, o treinador manteve a mesma equipe que venceu o Lanús em La Fortaleza por 1 x 0, resultado que garantiu vaga na final da Sul-Americana, com Walace como o primeiro homem de meio-campo.
Sobre a manutenção do volante no time titular, Diniz defendeu: "Não foi por conta do Walace; nós tomamos dois gols por conta de uma falha defensiva. Se o jogo tivesse ficado 0 x 0, tudo bem. Se nós tivéssemos dificuldade em criar, seria diferente.
Como tomamos dois gols, isso me fez mexer no time. Não quis esperar o intervalo para fazer a mudança", explicou Diniz.
O treinador ainda ponderou sobre a alteração feita ainda no primeiro tempo: "Eu sabia que, com o Lucas Silva, a equipe iria ganhar mais mobilidade. A entrada do Lucas era uma aposta que tínhamos. Se alguma coisa desse errado, eu tinha o Lucas Silva para colocar. Se eu saísse com o Lucas direto, não sei se ele iria aguentar o jogo todo; era uma estratégia, da qual não me arrependo", afirmou o treinador da Raposa.
Com o vice-campeonato, o Cruzeiro volta suas atenções ao Brasileirão, onde enfrenta o Grêmio na próxima quarta-feira (27). Já o Racing celebra a conquista que encerra um jejum de títulos internacionais e consolida sua hegemonia no cenário sul-americano.