Cruzeiro

  1. Esporte
  2. Cruzeiro
  3. Ronaldo Fenômeno confirma candidatura à presidência da CBF
Imagem: Reprodução / Cruzeiro

Ronaldo Fenômeno confirma candidatura à presidência da CBF

Ex-jogador da Seleção já tinha mencionado anteriormente o desejo de presidir a instituição


Por Rafa Silveira

A eleição para o novo presidente da CBF ocorrerá apenas em 2026, mas a corrida eleitoral já começou com um nome de peso: Ronaldo Fenômeno confirmou que será candidato no próximo pleito para comandar o futebol brasileiro.

Em entrevista nesta segunda-feira (16/12), o ex-atacante da Seleção confirmou sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). "Tenho centenas de motivações, mas a maior delas é resgatar o respeito do futebol brasileiro em nível mundial. O que mais acontece comigo nas ruas são pessoas me pedindo para voltar a jogar, porque a situação da Seleção não é das melhores neste momento, tanto dentro quanto fora de campo", revelou o agora empresário Ronaldo Fenômeno.

As declarações foram dadas ao site GE. Ronaldo também apresentou planos para sua gestão. "Ouvir os ex-atletas, os verdadeiros protagonistas, será fundamental no meu plano. Quero trazer as lendas do futebol brasileiro de volta ao protagonismo. Meu objetivo é fazer com que a CBF se torne a empresa mais amada do Brasil", completou o ex-camisa 9 da Seleção Brasileira.

O atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tem mandato até março de 2026. Segundo o estatuto da entidade, ele possui uma janela que começa em março do ano que vem e vai até o final de seu mandato para convocar as eleições.

As eleições da instituição que gerencia o futebol nacional são realizadas por um colégio eleitoral formado pelas 26 federações estaduais e do Distrito Federal, cujos votos têm peso três, pelos 20 clubes da Série A (peso dois) e pelos 20 clubes da Série B (peso um).

Diante do pouco tempo disponível e da especificidade do colégio eleitoral, Ronaldo se mostrou confiante. "Esse anúncio serve justamente para mandar uma mensagem aos presidentes das federações e clubes de que sou candidato à presidência da CBF, tenho planos sólidos e, antes que qualquer um se comprometa com seu voto, gostaria de conversar pessoalmente com cada um. Vou passar o Brasil para entender as demandas de todos”, afirmou o ex-atacante.

Em nota, Ednaldo Rodrigues, ponderou que o processo eleitoral da entidade ainda não começou e afirmou que ele será feito "de forma democrática e transparente".


Abaixo a nota na íntegra de Ednaldo Rodrigues

"O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, informa que o processo eleitoral ainda não teve início e, quando for realizado, será feito de forma democrática e transparente. Atualmente, Ednaldo Rodrigues está trabalhando de forma incansável em fazer da temporada 2025 ainda melhor do que a atual. Em 2024, a CBF investiu no fortalecimento das competições organizadas pela entidade, o Campeonato Brasileiro registrou pelo segundo ano consecutivo a média histórica de 25 mil torcedores por partida, conseguiu trazer para o Brasil a Copa do Mundo Feminina de 2027 e celebrou contratos bilionários, como a renovação da parceria com a Nike, que trará recursos para o fomento de toda a cadeia produtiva do futebol nacional."


Situação da CBF

Ednaldo Rodrigues ocupa o cargo de presidente da CBF desde setembro de 2021. Ele foi reeleito em março de 2022 para um mandato que vai até março de 2026.

Em novembro deste ano, foi aprovada uma alteração no estatuto da entidade que permite um terceiro mandato.

Antes, era permitida apenas uma reeleição, limitando o presidente a dois mandatos. Agora, são permitidas até duas reconduções. A nova regulamentação beneficia Ednaldo Rodrigues, que poderá permanecer no cargo até 2034.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais