A Conmebol trouxe alento aos torcedores mais fanáticos do Cruzeiro. Isso porque parte da torcida celeste acredita que, quando o Cruzeiro usa seu uniforme branco, o time consegue mudar momentos adversos. E no jogo desta quarta-feira (30) contra o Lanús, a entidade definiu que o time entrará em campo com seu uniforme branco completo para o jogo de volta das semifinais da Copa Sul-Americana.
As informações sobre a origem dessa superstição não têm dados específicos, mas o título da Taça Brasil de 1966, conquistado pelo Cruzeiro sobre o Santos de Pelé com a camisa branca, é considerado por muitos o início da crença.
Outro momento histórico do Cruzeiro com o uniforme branco está relacionado à conquista da Copa do Brasil de 1993. Naquela ocasião, a equipe celeste, que enfrentava um jejum de títulos nacionais desde 1966, acabou campeã ao vencer o Grêmio vestindo branco na final.
Outro episódio marcante envolvendo o segundo uniforme da Raposa foi uma goleada sobre seu maior rival. Em 2011, o Cruzeiro precisava vencer a última partida do Campeonato Brasileiro para se manter na Série A (até então a Raposa nunca havia sido rebaixada). A equipe celeste enfrentou o Atlético, que já havia escapado do rebaixamento na rodada anterior. Jogando de branco, o Cruzeiro goleou por 6x1 o time alvinegro, escapou do rebaixamento e eternizou aquele placar na história.
Ainda sobre o jogo desta quarta, o Lanús usará seu uniforme principal, composto por camisa, shorts e meias grenás.
O Cruzeiro e a equipe argentina se enfrentam nesta quarta-feira, a partir das 19h, no estádio La Fortaleza, na região sul de Buenos Aires. Quem venceu avançou para a final da Copa Sul-Americana 2024, já que o primeiro jogo terminou empatado em 1 x 1.
A jornada esportiva da Rede 98 começa às 18h30, e você pode acompanhar o jogo pela 98.3 na rádio e também por todas as plataformas audiovisuais da emissora.