Cruzeiro

  1. Esporte
  2. Cruzeiro
  3. XP Investimentos diz: "a proposta aceita é a melhor e mais sustentável"
Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

XP Investimentos diz: "a proposta aceita é a melhor e mais sustentável"

A XP Investimentos emitiu nota onde defendeu o acerto na proposta de Ronaldo Fenômeno ao Clube celeste.


Por Vinícius Silveira

Em meio a polêmicas após uma carta divulgada pela Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, a XP Investimentos, empresa ativamente presente na transformação cruzeirense em Sociedade Anônima do Futebol-SAF, emitiu nota onde defendeu o acerto na proposta de Ronaldo Fenômeno ao Clube celeste.

Confira a nota emitida pela XP Investimentos na íntegra

“A XP Investimentos foi contratada pelo Cruzeiro Esporte Clube por sua expertise e renome no mercado de capitais e, enquanto sua assessora financeira, busca sempre a melhor negociação possível para seu cliente, vislumbrando o reequilíbrio financeiro e operacional do departamento de futebol do clube, com um plano de crescimento sustentável de médio e longo prazo.

Sobre as informações da Nota Oficial da Mesa Diretiva do clube, a XP reitera que o valor a ser investido será de R$ 400 milhões, que há imprecisões técnicas e interpretações errôneas do formato dos aportes da proposta assinada. Em nome da preservação da confidencialidade do contrato ao qual estamos vinculados e que sempre respeitaremos, não podemos corrigi-las publicamente. Entretanto, vale ressaltar que as condições finais de uma transação só ocorrem após uma diligência completa da parte compradora e, nesse caso, Ronaldo e sua equipe tiveram aproximadamente 3 meses de trabalho intenso para fazer um diagnóstico completo da real situação financeira e operacional do Clube.

Como assessora financeira do Cruzeiro Esporte Clube, fizemos apresentações para aproximadamente 100 potenciais investidores de diversos países ao longo de três meses e foram enviadas apenas 2 propostas, o que demonstra os graves problemas financeiros do clube. Diante desses fatos, a XP acredita que a proposta aceita é a melhor e mais sustentável para um projeto de longo prazo.

A XP salienta que, mesmo com a negociação ainda não concluída, o Cruzeiro vem beneficiando-se da parceria com um dos maiores nomes do futebol mundial, tanto em crescimento de receita quanto na organização das contas da entidade, numa demonstração da assertividade da decisão, tanto pela exposição midiática, que reconduzem o Cruzeiro ao patamar que lhe é de direito, como pela associação à uma personalidade do quilate do Ronaldo “Fenômeno”, que, além do comprovado histórico como homem de negócios, possui enorme identificação com o clube.

Por ser pioneiro, o Cruzeiro Esporte Clube tem hoje a melhor oportunidade para reviver seus momentos de glória e conquistas, além de liderar o processo de profissionalização e transformação que vem ocorrendo no futebol brasileiro.

Continuamos acreditando nos termos colocados pelo Ronaldo para o desfecho da transação e a XP estará ao lado de seu cliente, o Cruzeiro, totalmente alinhada aos interesses do clube nesse processo”.

Mais cedo, a Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Cruzeiro divulgou carta, onde expõe cláusulas de confidencialidade do acerto entre Ronaldo e o Clube celeste, e ainda reforçou que a negociação é “extremamente lesiva e desproporcional”. Ainda que demonstre temeridade quanto ao acerto, a carta do Conselho também reitera ser favorável a parceria entre as partes.

Ronaldo propôs que ele assumiria a dívida tributária, que chega a R$ 200 milhões, e em contrapartida, a Toca da Raposa 1 e 2 seriam transferidos da associação para a SAF. O Fenômeno também declarou que se não houver garantias, seria difícil continuar no clube. 

Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais