Esporte Internacional

  1. Esporte
  2. Esporte Internacional
  3. Borussia Dortmund vs Real Madrid: a grande final da Champions League
Imagem: X champions league

Borussia Dortmund vs Real Madrid: a grande final da Champions League


Por Andersinho Marques

Borussia Dortmund e Real Madrid se encontrarão pela 15ª vez em uma competição europeia, sempre até agora na Champions League. O clube espanhol é o adversário que o Borussia Dortmund enfrentou mais vezes (14) na competição, enquanto os Blancos têm mais confrontos no torneio apenas contra Bayern de Munique (22) e Juventus (16) do que contra os aurinegros.

Histórico de Confrontos

O Borussia Dortmund venceu apenas três das 14 partidas disputadas contra o Real Madrid na Champions League, com cinco empates e seis derrotas. Entre as equipes enfrentadas pelo menos cinco vezes na competição, apenas contra o Manchester City os aurinegros têm uma porcentagem de vitórias mais baixa (17%) do que contra os espanhóis (21%).

O último confronto entre Borussia Dortmund e Real Madrid na Champions League foi na temporada 2017/18: na ocasião, vitória dos Blancos em ambas as partidas da fase de grupos (3-1 fora de casa, 3-2 em casa). Nenhuma das duas equipes, porém, conseguiu se impor sobre a outra por três jogos consecutivos na competição.

Caminho para a Final

O Real Madrid disputará uma final de Copa dos Campeões/Champions League pela 18ª vez em sua história, um recorde absoluto. Os Blancos venceram 14 dessas 17 finais anteriores e, em caso de sucesso, chegariam a 15 troféus na competição, mais do que o dobro de qualquer outra equipe (o Milan é o segundo com 7).

Por outro lado, o Borussia Dortmund está na sua terceira final de Champions League. Os aurinegros venceram em 1996/97 e foram derrotados em 2012/13. No próximo dia 1º de junho, uma equipe alemã enfrentará uma espanhola na final pela primeira vez desde 2002, quando o Real Madrid venceu o Bayer Leverkusen por 2-1.

Desempenho e Estatísticas

O Real Madrid permaneceu invicto durante toda a competição até agora, com oito vitórias e quatro empates. Se mantiver essa invencibilidade, será a primeira vez que os Blancos conseguem tal feito em uma única temporada da Champions League. Além disso, o Real Madrid esteve atrás no placar apenas 7,5% do tempo total de jogo nesta Champions League (90 minutos em 1.200 no total), a menor porcentagem em comparação a qualquer outro adversário. Os Blancos venceram quatro partidas após estarem em desvantagem no torneio: apenas o Barcelona, em 1999/2000, e o próprio Real Madrid, em 2016/17, fizeram melhor (cinco vitórias cada) em uma única edição da competição.

Destaques Individuais

O defensor do Borussia Dortmund, Mats Hummels, jogou todos os minutos disponíveis nesta Champions League. O último jogador de linha a não perder um minuto sequer em uma edição em que sua equipe venceu o troféu foi Cristiano Ronaldo, em 2017/18, com o Real Madrid. A presença de Hummels ou Marco Reus na final representaria o maior intervalo de tempo entre uma final de Champions League e outra (11 anos) desde o goleiro Gianluigi Buffon (12 anos, 2003/2015) e o segundo intervalo mais longo para um jogador de linha desde Lothar Matthäus (12 anos, 1987/1999).

Se Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, e Jude Bellingham, do Real Madrid, se enfrentarem nesta final, será a primeira vez que dois jogadores ingleses se encontram em uma final de Champions League sem que um deles esteja vestindo a camisa de um clube inglês.

Principais Jogadores

Vinícius Júnior, do Real Madrid, tem sido decisivo nas últimas três edições de Champions League, participando de 31 gols (16 gols e 15 assistências); destes, 17 foram nas fases eliminatórias (oito gols e nove assistências), mais do que qualquer outro jogador no período. Nesta temporada, ele marcou cinco gols e deu quatro assistências, consolidando-se como um dos principais jogadores do torneio.

O meio-campista Toni Kroos, também do Real Madrid, é o jogador que fez o maior número de passes que quebraram linhas adversárias nesta Champions League: 194, dos quais 64 no terço final do campo. Kroos é o jogador com mais passes de quebra de linha nas semifinais desta edição (45 ao todo).

Jude Bellingham, do Real Madrid, é o jogador que fez mais pressões de alta intensidade (572) tanto no geral nesta Champions League quanto nas fases eliminatórias (344). Bellingham também tem um equilíbrio quase 50/50 entre pressões de alta intensidade no meio-campo adversário (49,7%) e no meio-campo defensivo (50,3%).

Expectativas para a Final

O Borussia Dortmund terminou a Bundesliga 2023/24 em quinto lugar, sendo a segunda equipe alemã a participar de uma final de Champions League com uma posição tão baixa na tabela ao final do campeonato, após o Bayern de Munique em 1974/75 (10º colocado na época).

Joselu, do Real Madrid, tem uma média de 10,1 chutes a cada 90 minutos nesta Champions League (30 finalizações em 268 minutos totais), mais do que qualquer outro jogador que tenha jogado pelo menos 100 minutos em uma única edição do torneio. Apenas Olivier Giroud (um a cada 43 minutos em 2020/21) tem uma média minutos jogados/gols marcados melhor que a de Joselu nesta edição (cinco gols, um a cada 54 minutos).

A final promete ser um espetáculo de futebol, com duas equipes históricas lutando pelo título mais cobiçado da Europa. Fique ligado para acompanhar todas as emoções deste grande confronto no dia 1º de junho.

Acompanhe a cobertura completa e os destaques desta grande final aqui no nosso site e no Instagram da Rede 98 e do nosso correspondente Andersinho Marques.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais