Carregando...

Esporte Internacional

Imagem: Conmebol

Conmebol encaminha ofício à FIFA para alterar regulamento em finais

A Conmebol solicitou a extensão de 15 para 25 minutos o intervalo entre os dois tempos das finais da Libertadores e da Copa Sul-Americana, marcadas para novembro

Por Vinícius Silveira

Pensando na realização das finais da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana, a Conmebol encaminhou ofício à FIFA, reiterando a proposta feita à International Football Association Board (IFAB). A sugestão da Conmebol é aumentar o período de intervalo entre os dois tempos nos jogos finais.

De acordo com o ofício encaminhado à FIFA, a Conmebol solicita a extensão de 15 para 25 minutos o intervalo entre os dois tempos das duas finais. A justificativa da Conmebol é de que “um intervalo ligeiramente mais longo permitiria proporcionar um espetáculo artístico de alta qualidade para os torcedores no estádio e para os telespectadores, tal como ocorre em outros esportes, com excelente receptividade”.

No pedido, a Conmebol afirma que a medida valeria somente para as finais da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. As duas decisões estão marcadas para acontecer nos dias 20 (Sul-Americana) e 27 (Libertadores) de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

Confira o ofício encaminhado na íntegra assinado pelo presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. 

Prezado Presidente,

Tenho o prazer de lhe escrever a fim de reiterar a proposta de alteração de regulamentos que a CONMEBOL enviou à International Football Association Board (IFAB) a 4 de março deste ano e que também foi enviada ao Secretário-Geral da FIFA.

Neste documento, foi levantada a possibilidade de prolongar o intervalo para 25 minutos entre os dois tempos dos jogos finais do campeonato. Um intervalo ligeiramente mais longo permitiria proporcionar um espetáculo artístico de alta qualidade para os torcedores no estádio e para os telespectadores, tal como ocorre em outros esportes, com excelente receptividade.

Isto tornaria mais atrativa a definição das competições. Além disso, com esta modificação, os atletas teriam uma melhor recuperação física e os treinadores teriam a oportunidade de dar instruções mais precisas, aumentando assim o nível de competitividade bem como a qualidade do jogo. Cabe lembrar que estes jogos frequentemente chegam aos 120 minutos ou aos pênaltis, sendo que os jogadores ficam sujeitos a uma enorme exigência física e extrema tensão psicológica e emocional.

É importante salientar, caro Presidente, que esta mudança se aplicaria exclusivamente para os jogos finais de campeonato.

Se a modificação for aprovada, é intenção da CONMEBOL implementar a nova duração de intervalo nos jogos finais da CONMEBOL Sudamericana e da CONMEBOL Libertadores, agendadas para 20 e 27 de novembro deste ano, respectivamente.

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para elevar os protestos de estima e consideração”.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais