Sete anos depois da aposentadoria de Felipe Massa da Fórmula 1, a categoria automobilística volta a ter um brasileiro no grid durante uma temporada inteira. Na manhã desta quarta-feira (6), a equipe Sauber anunciou Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, como novo piloto da escuderia para a temporada 2025.
Apesar da pouca idade, Bortoleto já conquistou o título da Fórmula 3 no ano passado pela Trindent, com duas vitórias e seis pódios. Já na atual temporada, o brasileiro lidera a Fórmula 2 com 169,5 pontos, representando a Invicta Racing. Na categoria mais alta do automobilismo, Bortoleto formará dupla com Nico Hulkenberg, que deixa a Haas para se juntar à Sauber.
Brasileiros no grid
Em 2020, Pietro Fittipaldi correu na Fórmula 1 pela Haas nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi. O neto de Emerson Fittipaldi estava substituindo Romain Grosjean após grave acidente do franco-suiço no GP do Bahrein. O último brasileiro que passou pela categoria como piloto regular foi Felipe Massa, em 2017, pela Williams.
Gabriel Bortoleto é assessorado desde 2022 pela A14, empresa fundada pelo espanhol e bicampeão da Fórmula 1, Fernando Alonso, além de ter se juntado à Academia de Jovens Pilotos da McLaren no ano passado. Com o acordo com a Sauber para 2025, Bortoleto será o 32º brasileiro a passar pela categoria mais cobiçada do automobilismo mundial.