Os amantes do futebol inglês no Brasil podem ficar animados: o país poderá receber jogos da Premier League. A revelação foi feita pelo presidente do Liverpool, Tom Werner. O Rio de Janeiro seria a cidade candidata a sediar uma partida do principal campeonato nacional do mundo.
As cidades de Nova Iorque e Los Angeles, nos Estados Unidos, também estão entre os destinos possíveis para receber uma partida da Premier League. "Estamos certos de, um dia, realizar um jogo da Premier League em Nova Iorque. Tenho até a ideia maluca de que, nesse dia, pensamos jogar em Tóquio, algumas horas depois em Los Angeles, outra partida no Rio de Janeiro e, em em seguida, em Riade, fazendo com que esse seja um dia de celebração do futebol e da Premier League", disse o presidente do time inglês em entrevista ao jornal Financial Times.
Segundo o site Marketing Esportivo, a FIFA, entidade que regula o futebol mundial, vem estudando nos últimos anos a possibilidade de viabilizar partidas de campeonatos nacionais fora do país de origem. A iniciativa tem como objetivo atrair mais investimentos e globalizar ainda mais o futebol.
A entidade estuda criar um conselho para debater regras, organização e planejamento, de forma a evitar prejuízos para os clubes e os países envolvidos.
Premier League pelo mundo
Em comunicado divulgado em maio do ano passado, a liga inglesa destacou alguns números da audiência alcançada na temporada 2023/24. Na Grã-Bretanha, dez partidas tiveram mais de 3 milhões de telespectadores ao vivo pela televisão. No total, a quantidade de espectadores na temporada ultrapassou 35,7 milhões.
Em nível mundial, a audiência da liga também foi muito expressiva: as partidas da competição atingiram 900 milhões de residências em todo o mundo.
Nas mídias digitais, os números da Premier League reforçam ainda mais seu sucesso. Semanalmente, 1,87 bilhão de pessoas acompanharam o torneio e interagiram com seus conteúdos.
Os Estados Unidos foram o país fora do Reino Unido com maior relevância. Cinco dos seis jogos da Premier League mais assistidos na história do país ocorreram na temporada passada.
O destaque ficou para Manchester City x Arsenal, em 31 de março de 2024, que registrou 2,12 milhões de espectadores na rede de televisão NBC, detentora dos direitos de transmissão nos EUA.