Carregando...

Esporte Nacional

Imagem: Twitter/Estádio Mineirão

CBF libera protocolo sanitário para retorno de público em competições nacionais

A decisão prevalece apenas para os campeonatos organizados pela entidade: Campeonato Brasileiro Séries A, B, C, a partir das quartas de final da Copa do Brasil.

Por Vinícius Silveira

A CBF divulgou protocolos sanitários para o retorno dos torcedores aos jogos de futebol. A decisão prevalece apenas para os campeonatos organizados pela entidade: Campeonato Brasileiro Séries A, B, C, e Copa do Brasil.

Para que aconteça a liberação de público nos estádios, é necessária a autorização das secretarias de saúde locais. No caso, Belo Horizonte já liberou que Mineirão e Independência recebam até 30% da capacidade dos estádios.

Venda de ingressos

No protocolo disponibilizado, a CBF garante que disponibilizará um site para consulta a respeito de vacinas, RT-PCR e antígeno para que os clubes ou empresas contratadas possam verificar a veracidade dos testes ou resultado de vacinação plena.

Após a venda dos ingressos, os clubes ou as empresas deverão enviar à CBF, o CPF do torcedor e os dados dos ingressos comprados (número e setor) que serão validados.

Para que o torcedor possa comparecer ao estádio, terá que apresentar resultado do teste RT-PCR até três dias antes da partida. Como opção, é válido o teste de Antígeno, mas este tem o prazo de até dois dias antes do jogo. Caso o torcedor já tenha tomado as duas doses da vacina, não precisará apresentar resultado de teste.

Para entrada e permanência dos torcedores no estádio, estão impostas as seguintes medidas:

- Aferição de temperatura corporal como critério para adentrar ao estádio.

- Uso obrigatório de máscaras de proteção facial autorizadas pela ANVISA nos ambientes internos do estádio durante todo o período de permanência.

- Obrigatória a manutenção do distanciamento social nos assentos e setores do estádio durante todo o período de permanência.

- Higienização das mãos com álcool a 70% ou lavagem com água e sabão.

Quantidade de público nos estádios

A quantidade de público autorizada a entrar nos estádios será medida pela chamada taxa de normalidade, onde serão calculados os números por taxa de casos novos, mortalidade, letalidade e vacinados. Confira:

– Taxa de Incidência (casos novos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias)

– Tendência da taxa de casos novos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias

– Mortalidade por COVID-19 por 1.000.000 habitantes nos últimos 14 dias

– Tendência da taxa de mortalidade por 1.000.000 habitantes nos últimos 14 dias

– Letalidade de COVID-19 (global)

– Percentual da população totalmente vacinada contra Covid-19 

Aplicação de protocolo de público em torneios de mata-mata

Para aplicar sem favorecer nenhuma equipe, a porcentagem de torcedores aceita nos estádios será realizada de duas maneiras, de acordo com o documento liberado pela CBF.

1 - Em partidas ida e volta (mata-mata), será permitida a diferença máxima de 15% das respectivas capacidades, prevalecendo a condição liberada do estádio com menor quantitativo. Exemplo: Clube A da UF 1 tem permissão pela autoridade sanitária local para receber público máximo de 20% do estádio, enquanto Clube B da UF 2 tem permissão pela autoridade sanitária local para receber público máximo de 70% do estádio. No caso de confronto entre as equipes em formato eliminatório ida e volta, Clube A poderá receber 20% da capacidade do estádio e Clube B um máximo de 35%.

2 - Em partidas ida e volta (mata-mata), no caso de um dos clubes envolvidos não ter autorização pelo órgão sanitário local para receber público no estádio, ambas as partidas não terão público. Exemplo: Clube A da UF 1 tem permissão pela autoridade sanitária local para receber público máximo de 20% do estádio, enquanto Clube B da UF 2 não tem permissão pela autoridade sanitária local para receber público (0% do estádio). No caso de confronto entre as equipes em formato eliminatório ida e volta, nem Clube A nem Clube B poderão receber público nos seus respectivos estádios.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais