Carregando...

Esporte

Imagem: CBF/Divulgação

Clubes da Série A assinam documento para a criação de liga para organizar o Campeonato Brasileiro

Apenas o Sport não assinou o documento. O clube pernambucano segue sem presidente até o momento.

Por Guilherme Souza

Todos os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, com exceção do Sport, assinaram um documento concordando com a fundação de uma liga para administrar o torneio, que hoje é gerido pela CBF. O pedido foi enviado à direção da entidade na tarde desta terça-feira, buscando planejar o Campeonato Brasileiro de 2022. A informação foi publicada inicialmente pelo GE.globo.

O motivo do Sport não assinar o documento se deve ao momento vivido pelo clube pernambucano. A saída do presidente Milton Bivar, causou uma turbulência no clube, que ainda não sabe se fará eleições indiretas ou se o novo dirigente máximo será definido pelos conselheiros.

Estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a criação de ligas


"Art. 24 – É facultado à CBF, a seu exclusivo critério e nos termos do presente Estatuto, mediante decisão de sua Assembleia Geral Administrativa, admitir a vinculação de Ligas constituídas ou organizadas por entidades de prática desportiva, para fins de integração de suas competições ao calendário anual de eventos oficiais do futebol brasileiro e para seu reconhecimento ou credenciamento na estrutura ou organização desportiva de futebol, no âmbito regional, nacional ou internacional.

§ 1º – Para vinculação à CBF e para a integração de suas competições ao calendário anual oficial do futebol brasileiro, as Ligas deverão cumprir os requisitos exigidos pela CBF.

§ 2º - As Ligas, para terem sua vinculação admitida, devem submeter seus Estatutos à prévia aprovação da CBF a quem incumbe definir a competência, direitos e deveres das Ligas, em obediência ao disposto no Estatuto da FIFA.

§ 3º - As Ligas admitidas estarão obrigadas a respeitar o calendário anual do futebol brasileiro, além de subordinarem-se aos Estatutos, normas, regulamentos e decisões da FIFA, da CONMEBOL e da CBF.

§ 4º - As Ligas eventualmente criadas sem observância deste artigo não serão reconhecidas para todos e quaisquer efeitos jurídicos e desportivos como integrantes do sistema da FIFA, da CONMEBOL, da CBF e das Federações filiadas."

 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais