Carregando...

Esporte

Cruzeiro sofre exclusão do Profut

A decisão aconteceu na manhã desta quinta-feira. O clube perde a opção de refinanciar dívidas a curto prazo.

Por Guilherme Souza

No início da tarde desta quinta-feira (8), o Cruzeiro recebeu mais uma dura notícia. Desta feita, o clube celeste foi excluído do Profut, que trata-se do programa de refinanciamento de dívidas com o governo federal.


O comunicado foi feito pela Apfut (Autoridade Pública de Governança do Futebol) na manhã desta quinta. A informação foi antecipada pelo O Globo


A decisão acarretará em problemas financeiros para o clube. Dívidas que poderiam ser negociadas e pagas a longo prazo passarão a ser cobradas a curto prazo pelo governo brasileiro. 


Além disso, o clube corre o risco de sofrer uma piora na sua situação financeira, podendo sofrer penhoras e bloqueios. 


A dívida do clube celeste com a União é de 329 milhões. 


Confira a nota do Cruzeiro sobre o caso:


“Confirmamos que a APFUT decidiu por placar apertado (6x4), em assembleia no dia de hoje, manter a decisão que remete à Secretaria da Fazenda a comunicação que o Cruzeiro se mantém excluído do PROFUT, por não cumprir os requisitos e metas estipulados. O Cruzeiro, inclusive, confirma que nunca cumpriu os requisitos, de 2015 a 2019, período analisado no julgamento. 


Ainda sobre a decisão, mesmo que fosse positiva, não mudaria em nada a situação jurídica ou implicaria na volta do Clube ao PROFUT, já que nos encontramos excluídos por decisão da Receita Federal, o que é objeto de ação judicial. Essa decisão versa sobre os anos de 2015 a 2019. 


Mesmo lamentando a decisão, porque acreditava que a nova realidade pudesse permitir uma segunda chance e entendendo que a mesma não versa sobre a atual gestão, o Clube continuará trabalhando firme para a reinclusão no PROFUT e também permanecerá em negociações com a Fazenda Nacional para a resolução das suas dívidas.”



**Mais informações em breve

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais