Carregando...

Esporte

Flamengo conquista o título brasileiro de 2020

Mesmo com a derrota para o São Paulo, o título rubro-negro foi favorecido pelo empate sem gols do Internacional contra o Corinthians, no Beira-Rio.

Por Vinícius Silveira

O Flamengo é heptacampeão brasileiro! O rubro-negro carioca confirmou o título nacional mesmo com a derrota para o São Paulo, no Morumbi, por 2 x 1. O empate sem gols do Internacional contra o Corinthians contribuiu para o título rubro-negro.

Com o resultado, o Flamengo chegou aos 71 pontos, contra 70 do Internacional. O título flamenguista foi muito favorecido pela vitória na rodada passada contra o Colorado gaúcho, por 2 a 1, no Maracanã.

O Flamengo foi campeão em 1980, 1982, 1983, 1992, 2009 e 2019. Vale ressaltar que o rubro-negro foi campeão do Módulo Verde da Copa União de 1987, mas o título de vencedor nacional daquele ano confere ao Sport, por julgamento no STF e aceito pela CBF em 2018.

CAMPANHA RUBRO-NEGRA TEVE ALTOS E BAIXOS E MUDANÇA DE TREINADOR

Muito favorito ao título brasileiro em vista da campanha realizada em 2019, e por manter a base da temporada, o Flamengo começou mal o Brasileiro, perdendo para o Atlético e o Atlético-GO nas duas primeiras rodadas.

No entanto, a recuperação foi rápida e o Flamengo chegou ao G-4. Mesmo não sendo favorito único ao título, tendo que dividir o posto com Atlético, São Paulo, Internacional e Palmeiras, o rubro-negro estava consolidado no topo da tabela.

Apesar da consolidação, a pressão por resultados e comparações ao trabalho de Jorge Jesus, custaram o emprego do técnico Domènec Torrent após duas goleadas sofridas para São Paulo e Atlético.

Rogério Ceni assumiu o Flamengo, mantendo a posição do Flamengo entre os primeiros colocados, mas sem fugir as pressões que Dome havia sofrido anteriormente.

A partir da 32ª rodada, com a vitória do Grêmio, o Flamengo embalou uma sequência invicta, deixando para trás candidatos como São Paulo e Atlético. O oponente era o Internacional, e a grande decisão aconteceu na 37ª rodada.

Ao Inter, bastava uma vitória simples para confirmar o título, porém, o Flamengo venceu no Maracanã, por 2 a 1, e garantiu a taça nesta quinta-feira. 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais