Carregando...

Esporte

Leonardo Barbosa esclarece detalhes da paralisação do Campeonato Mineiro

O diretor de competições da Federação Mineira de Futebol explicou sobre as vertentes de uma possível paralisação no futebol mineiro.

Por Guilherme Souza

Foto: FMF

O Governo do Estado Minas Gerais divulgou na tarde desta terça-feira (17) uma nota informando que os eventos esportivos serão suspensos no estado a partir da próxima segunda-feira (22). A medida foi adotada após reuniões entre dirigentes da Federação Mineira de Futebol e da Federação Mineira de Voleibol com membros do Governo.

Contudo, a quinta rodada que será iniciada na quinta-feira (18) e finalizada no domingo (21) está mantida, com horários ajustados – as partidas vão acontecer fora do toque de recolher, previsto de 20h até às 05h. Leonardo Barbosa, diretor de competições da Federação Mineira de Futebol participou do programa 98 Esportes desta quarta-feira e esclareceu diversos assuntos sobre a iminente paralisação.

A gente foi surpreendido com a questão da onda roxa, mas estamos em contato com o Governo de Minas e com as Prefeituras desde o início da pandemia. A Federação Mineira foi a primeira a parar ano passado, em março, quando cogitou-se a suspensão dos campeonatos, atendendo uma solicitação e conscientização da população. Então, ontem teve uma reunião na Secretaria de Saúde da Cidade Administrativa, com o novo secretário. Eu estive na reunião. Foi uma reunião muito boa, muito tranquila. A gente entende o lado do poder público. A gente sabe que é um momento muito complicado, eu acho que é o mais complicado até hoje. Mas a gente apresentou os nossos dados. O futebol (profissional), até pela condição financeira que ele tem, a gente vem desde agosto, quando o futebol foi retomado, cumprindo um protocolo muito rigoroso. E hoje temos dados técnicos e científicos para comprovar que a prática do futebol é segura. Apresentamos esses dados e estamos conversando. Claro que estamos vivendo um dia de cada vez. Precisamos acompanhar os números, o aumento dos leitos e, é claro que precisamos da conscientização da população.    

Leonardo Barbosa também anunciou que na próxima rodada haverá uma campanha de conscientização.

Nós vamos inclusive usar a rodada do final de semana para fazer uma campanha intensa da Federação com os clubes, para que as pessoas possam, de fato, abraçar essa ideia. Está todo mundo cansado, mas precisamos cumprir as medidas de isolamento, usar álcool em gel. O futebol pode ter um papel muito importante nessa conscientização do povo e da torcida .

Nas últimas semanas, algumas Federações e a CBF transferiram partidas de Campeonatos Estaduais e da Copa do Brasil para Minas Gerais. Leonardo garantiu que foi comunicado sobre o cancelamento destas jogos, no entanto, o diretor salientou que a decisão precisa partir da CBF.

Barbosa ainda destacou que, em caso da confirmação da paralisação, a medida seria adotada até o dia 30 de março, data prevista para o término da onda roxa, em caso de evolução nos números apontados pela Secretaria de Saúde.

   

Confira a entrevista na íntegra


 

 

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais