98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Acordo de redução no número de passageiros nos ônibus de BH já iniciou

Acordo de redução no número de passageiros nos ônibus de BH já iniciou

De acordo com a BHTrans, as medidas acordadas entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) se iniciam nesta segunda-feira

Por João Henrique do Vale - Cidades27/07/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

As medidas acordadas entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para conter a disseminação do novo coronavírus no transporte público tem início nesta segunda-feira. Entre as ações está o aumento da fiscalização e o aumento das viagens para diminuir a lotação nos ônibus.

De acordo com a BHTrans, as regras já entraram em vigor nesta segunda-feira. Uma das medidas que podem ser tomadas pela prefeitura é o desconto na passagem fora do horário de pico. Porém, essa ação ainda não entrou em vigor.

Veja os quatro pontos acordados:

  • Aumento do número de viagens para adequação à demanda da população em cumprimento ao Decreto 17.362, que estabelece o número máximo de passageiros em pé por viagem enquanto durar a pandemia.
  • No momento da flexibilização e reabertura do comércio, os horários de abertura e fechamento dos diversos setores da economia deverão ser escalonados para que se reduza a demanda por transporte público nos horários de pico.
  • A Prefeitura pode lançar mão de descontos nas tarifas para quem utilizar o transporte público fora dos horários de pico, sem precisar de lei específica.
  • Prefeitura vai aumentar a fiscalização sobre a higienização dos coletivos e se comprometeu a produzir mais materiais informativos para a população. Se for necessário, poderá utilizar-se de compras adiantadas de créditos no Transporte Público com a finalidade de manter o sistema funcionando, de maneira a reduzir os riscos sanitários e continuar garantindo transporte para as pessoas que trabalham em serviços essenciais à cidade.