98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Baixa temperatura deve dificultar entrada de gafanhotos no Brasil

Baixa temperatura deve dificultar entrada de gafanhotos no Brasil

População de gafanhotos teria crescido por altas temperaturas e seca

Por Agência Brasil - Cidades25/06/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Nesta semana a aproximação de uma nuvem de gafanhotos da região Sul do Brasil gerou preocupação de autoridades, produtores e da população. Mas a previsão de baixa temperatura na região pode ser um obstáculo importante e dificultar a entrada desse grupo de insetos no território nacional. Nesta quinta-feira, o Ministério da Agricultura declarou emergência fitossanitária em razão do fenômeno.

A nuvem saiu de uma região entre a Bolívia e o Paraguai. A população de gafanhotos teria crescido muito em razão de altas temperaturas e da seca.

A migração teria sido motivada pela busca por alimentos em outros locais, chegando nesta semana à Argentina, no norte da província de Santa Fé e na província de Corrientes, que fazem divisa com o oeste do Rio Grande do Sul.

Segundo o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Dori Navas, esta região gaúcha teve baixas temperaturas, na casa dos 0 graus, ao longo desta semana e para a próxima a previsão é ficar abaixo dos 10 graus. Segundo ele, por causa das baixas temperaturas, a nuvem de gafanhoto deve ficar estacionada no território argentino.