98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Belo Horizonte pode flexibilizar isolamento com melhora de indicadores

Belo Horizonte pode flexibilizar isolamento com melhora de indicadores

A decisão para a abertura de setores do comércio pode ser anunciada na próxima quarta-feira

Por João Henrique do Vale - Cidades12/04/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte vai voltar a se reunir na próxima quarta-feira com o prefeito Alexandre Kalil (PSD). A expectativa é alta quanto a uma possível liberação de parte do comércio. Isso, devido aos indicadores que estão em queda na capital mineira. 

O otimismo quanto a flexibilização do isolamento social vem na análise dos indicadores de monitoramento utilizados pela prefeitura. Nas últimas semanas, a taxa de transmissão vem caindo, assim como a ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de enfermaria próprios para o tratamento da doença. 

A prefeitura implantou regras mais restritivas em 12 de março. Na semana seguinte, passou a atender as diretrizes do programa Minas Consciente, mesmo sem aderir ao plano. Naquela época, o número médio de transmissão por infectado estava em 1,27, a ocupação das UTIS, em 94,1%, e de enfermaria, 77,5%. 

No último boletim epidemiológico divulgado pela administração municipal, esses números caíram. Na sexta-feira, a taxa de transmissão chegou a 0,93, a ocupação de UTIs, 92,8%, e de enfermaria, 73,2%. Vale lembrar a taxa de ocupação de UTI chegou a ficar acima dos 100%.