Moradores de Belo Horizonte enfrentaram o dia mais quente do ano nesta segunda-feira. Os termômetros marcaram 37,3°C durante a tarde. O valor é o maior já registrado em BH em setembro. A temperatura e a terceira mais alta já registrada no município, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O calor não deve dar tréguas. Uma massa de ar quente e seco permanece atuando em Minas Gerais. Nesta terça-feira, a temperatura máxima deve continuar próxima de 37°C. A mínima deve ficar em torno de 20°C.
No interior do estado não será diferente. Nesta segunda-feira, municípios registraram temperatura próxima de 39°C nas regiões do Triângulo Mineiro, Noroeste, Norte e Jequitinhonha. A maior temperatura foi registrada em Araçuaí, onde os termômetros atingiram 40,8°C.
A baixa umidade relativa do ar deixou algumas cidades mineiras com clima de deserto. Em Montalvânia, Mocambinho, e Itaobim, o valor ficou em 11%, considerado estado de emergência pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nos desertos a umidade fica em torno de 12%.