Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. BH terá reforço de linhas de ônibus e metrô tem horário ampliado

BH terá reforço de linhas de ônibus e metrô tem horário ampliado

Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que oito novas linhas serão criadas para atender a população no horário de pico


Por João Henrique do Vale

Com a flexibilização do comércio nesta quinta-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte vai reforçar as linhas de ônibus. Serão criadas oito novas linhas com 34 viagens diretas nos bairros para o centro, sem passar pelas estações de integração Barreiro, Diamante, São Gabriel, Pampulha, Venda Nova e Vilarinho. A ampliação vai acontecer no horário de pico, de 4h até 7h50. O metrô também terá horário ampliado.

De acordo com a prefeitura, o reforço é para reduzir a circulação de pessoas nas estações de integração de Belo Horizonte e a ocupação dos ônibus nesse período de enfrentamento da pandemia de Covid-19

Os bairros inicialmente atendidos serão: Independência, Águas Claras, Vila Pinho, Monte Azul, Conjunto Paulo VI, Céu Azul, Rio Branco, Jardim Leblon, Mantiqueira, Nova York e Jardim dos Comerciários. As novas linhas terão o mesmo itinerário e pontos de embarque de linhas alimentadoras já existentes, exclusivamente dentro dos bairros, e seguirão de forma expressa até a área Central. Os pontos de desembarque serão apenas no Centro, na Avenida Amazonas e nas ruas São Paulo e Caetés. Não haverá operação especial no sentido inverso.

Confira a relação das linhas por regional:

• Barreiro - 3011 (linhas de origem 311 e 330) e 3020 (linha de origem 302)

• São Gabriel - 7015 (linha de origem 715) e 8015 (linha de origem 815)

• Pampulha - 6014 (linha de origem 614) e 6018 (linha de origem 618)

• Venda Nova - 6032 (linha de origem 627) e 6034 (linha de origem 634)

O valor da tarifa das novas linhas é R$4,50, com integração com metrô e outras linhas. Cartazes serão afixados no interior das linhas alimentadoras para informar os usuários sobre as novas linhas. 

Funcionamento do metrô

O metrô terá o horário ampliado na quinta-feira. O serviço passa a operar das 5h40 às 23h, de acordo com a Companhia Brasileira Trens Urbanos (CBTU). Em dias úteis, o intervalo entre trens será de 8 a 10 minutos nos horários de pico, e de 18 minutos fora dos horários de maior movimentação. Aos sábados, o intervalo será de 18 minutos em horários de pico, e 22 nos demais. Por fim, aos domingos, o intervalo será de 25 minutos ao longo de todo o dia.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais