As medidas acordadas entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para conter a disseminação do novo coronavírus no transporte público tiveram início nessa segunda-feira (27). Entre as ações está o aumento da fiscalização e o aumento das viagens para diminuir a lotação nos ônibus.
O supervisor de transportes públicos da BHTrans, Sérgio Carvalho, participou do Central 98 na manhã desta terça-feira (28) e disse que tem feito reuniões diárias com as concessionárias para repassar os problemas detectados pelas equipes de fiscalização. Ao todo, Carvalho disse que já foram aplicadas mais de 8 mil autuações às empresas durante a pandemia.
O supervisor da BHTrans disse ainda que apesar da intensificação da fiscalização, há 13 mil viagens por dia nas linhas municipais e não é possível que as equipes fiscalizem todas. Por isso, ele pediu a participação da população enviando denúncias de problemas nas linhas.
Segundo ele, hoje as viagens são programadas nas linhas para levarem no máximo 5 passageiros em pé nos microônibus, 10 nos ônibus convencionais e 20 nos articulados.
Confira a entrevista completa: