Carregando...

Cidades

Câmara Municipal e ALMG retomam os trabalhos nesta segunda-feira

Na Câmara, haverá a primeira reunião plenária. Na ALMG, o retorno dos deputados foi marcado por homenagem às vítimas da Covid-19

Por João Henrique do Vale

Os trabalhos estão sendo retomados nesta segunda-feira na Câmara Municipal de Belo Horizonte e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na Câmara, haverá a primeira reunião plenária. Na ALMG, o retorno dos deputados foi marcado por homenagem às vítimas da Covid-19

Na Câmara, a primeira reunião plenária está marcada para ter início 14h30. Na pauta estão três pedidos de informação e três proposições solicitando a constituição de comissões especiais de estudo. O encontro será o primeiro após as mudanças regimentais aprovadas em dezembro. Agora, a discussão e a votação de proposições precedam os pronunciamentos sobre assuntos relevantes e as falas de parlamentares inscritos como oradores.

Os pedidos de informação que constam da pauta solicitam esclarecimentos do Executivo sobre a existência de um Plano Municipal de Vacinação contra o novo coronavírus; sobre o Carnaval de Belo Horizonte; e o zoológico da capital.

Os outros três requerimentos em pauta solicitam ao Plenário a constituição de três comissões especiais de estudo na Câmara Municipal para tratar de ações relativas à pandemia; de iniciativas de apoio ao comércio diante das perdas econômicas causadas pelas políticas de enfrentamento ao novo coronavírus; e para buscar soluções contra impactos causados por chuvas intensas e enchentes.

Retorno na ALMG

Na Assembleia, os trabalhos foram retomados, nesta manhã, com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19 no Estado. Em seguida, foi instalada a terceira Sessão Legislativa da décima nona Legislatura. A solenidade foi conduzida pelo deputado Braulio Braz (PTB), o parlamentar mais idoso da Casa.

Foi recebida na reunião uma mensagem do governador Romeu Zema (Novo), com informações sobre a situação do Estado. Ela será publicada no Diário do Legislativo. 

Na parte da tarde, a Mesa da ALMG eleita para dirigir os trabalhos da ALMG até o fim da legislatura, em janeiro de 2023, tomará posse em Reunião Especial. O deputado Agostinho Patrus (PV) será reconduzido à presidência do Legislativo Mineiro.

Enquete

Carregando...

Colunistas

Carregando...

Podcasts

Carregando...

Saiba mais