Uma força-tarefa montada por diferentes órgãos da segurança pública trabalha, na manhã deste sábado, para identificar as causas da tragédia com ônibus na BR-381, em João Monlevade, na Região Central de Minas Gerais. O número de mortes no acidente já chega a 18. Um passageiro que estava internado no hospital morreu. A Polícia Civil já conseguiu identificar vítimas.
O número de mortes foi atualizado neste sábado. De acordo com a Polícia Civil, um homem, identificado como Elias Vieira Batalha, que estava internado no Hospital Margarida, em João Monlevade, não resistiu aos ferimentos. Outras 23 pessoas estão internadas na unidade de saúde.
Duas crianças e um homem foram levados de helicóptero para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. O estado de saúde das vítimas é gravíssimo.
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as causas do acidente. O motorista do veículo ainda não foi encontrado. O veículo não tinha autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o transporte de passageiros e acumulava multas, entre elas, por excesso de velocidade.
Luto
O prefeito de Mata Grande, em Alagoas, de onde saiu o veículo, decretou luto de três dias. O prefeito da cidade, Enivaldo Mandu (PP), afirmou que todas as repartições públicas estarão fechadas e apenas os serviços essenciais vão abrir as portas.
Por meio de nota, o prefeito afirmou que a cidade está consternada com o acidente e que está dando apoio às famílias das vítimas.
O acidente
O acidente aconteceu por volta das 14h. O ônibus caiu de uma ponte, conhecida como Ponte Torta, próximo à entrada de Dom Silvério.
Testemunhas deram duas versões para a dinâmica do acidente. "Uma das versões é que o veículo estava subindo, quando perdeu a tração e voltou de ré. O ônibus bateu na proteção lateral da ponte e caiu. A outra versão, antes da perda de tração, é que o coletivo teria batido em alguns veículos que estava em uma retenção na rodovia, entre eles, um caminhão", afirmou o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros.
Testemunhas contaram que, no momento em que o ônibus estava desgovernado, quatro pessoas saltaram do veículo — entre eles o motorista.
Vítimas identificadas
A Polícia Civil já iniciou o trabalho de identificação das pessoas que morreram no acidente. Veja abaixo:
Cícero Jeferson Andrade da Silva
Clemilton Santos Nascimento
Cícero Oliveira Lima
Caio Lucas Santos
Elias Vieira Batalha
Maria Silma da silva Batalha
Denise Maria do Nascimento
José Ricardo da Silva
José Roberto Santos da Silva
Lázaro Santos Barbosa
Marcondes Teixeira lima
Manoel José da Silva
Joelson Queiroz dos Santos