98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Chuva em MG: vistorias são reforçadas em áreas de risco em Santa Maria de Itabira

Chuva em MG: vistorias são reforçadas em áreas de risco em Santa Maria de Itabira

A limpeza das vias e das casas foi intensificada nesta terça-feira

Por João Henrique do Vale - Cidades23/02/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

As ações para evitar novas tragédias em Santa Maria de Itabira, na Região Central de Minas Gerais, continuam. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros intensificaram, nesta terça-feira, as vistorias em locais de risco da cidade, que foi castigada pela chuva no último domingo. A limpeza das ruas foi intensificada.  

Os trabalhos contam com ajuda de dois engenheiros do Serviço Geológico do Brasil (CRPM). “Engenheiros colaboradores também vão chegar ao Município. As vistorias vão acontecer junto com o Corpo de Bombeiros em atendimento a solicitações dos moradores”, afirmou o major Eduardo Lopes, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG)

Além dos trabalhos de vistoria, a limpeza das vias foi intensificada. Maquinários pesados trabalham em quatro frentes. A Defesa Civil também reforçou o atendimento à população nos três abrigos da cidade. 

Desabrigados 

O número de pessoas que tiveram que deixar as casas por causa dos estragos do temporal foi atualizado. Ao todo, 76 pessoas ficaram desabrigadas, e levadas em abrigos. E outras 129 famílias foram desalojadas. Essas últimas conseguiram ajuda de parentes. 

Deslizamentos deixaram seis pessoas mortas na cidade. 

Doações para a cidade 

A Prefeitura da cidade ainda necessita de doações. A informação foi repassada pelo chefe de gabinete e coordenador da Defesa Civil Municipal, Eduardo Martins. “Até o momento temos levantamento prévio da zona urbana. E 40 % da população mora na área rural, dentro de uma malha de 600 quilômetros e ainda não tivemos acesso. Então, temos uma parte da população que ainda precisa de ajuda”, explicou. 

A prioridade é material de higiene. Segundo Martins, a população necessita de papel higiênico, fraldas geriátricas e descartáveis, sabonetes, creme dental, escova de dente. As doações devem ser encaminhadas para o quartel do Corpo de Bombeiros em Itabira, onde o material passa por uma triagem. Os postos de coletas em Santa Maria de Itabira estão lotados. Por isso, não é possível encaminhar os materiais para a cidade. 

Em Belo Horizonte, um ponto de coleta foi criado na Boate GIS, na Av. Barbacena, 33, no Barro Preto.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.