98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Cidades mineiras terão testes mensais em sirenes de barragens

Cidades mineiras terão testes mensais em sirenes de barragens

A ação será realizada pela Vale com o apoio das Defesas Civis Estadual e municipais

Por João Henrique do Vale - Cidades04/08/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Sirenes de alerta de barragens da Vale serão acionadas em cidades mineiras nos próximos meses. Testes mensais vão ser realizados em quatro municípios a partir de agosto. As atividades são preventivas e fazem parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM)

A ação será feita para assegurar o funcionamento do sistema sonoro, que será acionado em caso de algum risco nas barragens

Nesta quarta-feira, o primeiro teste vai ser realizado em Brumadinho, na Grande BH. As sirenes irão tocar nas proximidades da barragem Capim Branco, na Mina Jangada. As autoridades competentes e a população do entorno já foram comunicadas sobre o teste. O som poderá ser ouvido em parte das comunidades de Jangada e Casa Branca, no Condomínio Recanto da Neblina e em propriedades rurais próximas. Antes do acionamento das sirenes, será emitida uma mensagem reforçando que a atividade consiste em um teste.  

Em 19 de agosto, os testes acontecem na barragem Galego, da Mina Córrego do Meio, em Sabará. As sirenes também estão instaladas em alguns bairros de Santa Luzia. 

No mesmo dia, o teste acontece nas proximidades da barragem Principal, da Mina Capanema, em Santa Bárbara, na Região Central de Minas. O alerta sonoro poderá ser ouvido em parte da área do Parque Serra do Gandarela e Vigário da Vara.

Rotina de testes de sirene de barragens de mineração

Mina Jangada

A partir de agosto, sempre no dia 5 de cada mês, às 10 horas

Mina Córrego do Meio

A partir de agosto, sempre no dia 19 de cada mês, às 10 horas

Mina Capanema

A partir de agosto, sempre no dia 19 de cada mês, às 10 horas

Mina Córrego do Feijão

A partir de setembro, sempre no dia 18 de cada mês, às 10 horas