98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Covid-19: vacinação para pessoas com comorbidades segue nesta segunda-feira

Covid-19: vacinação para pessoas com comorbidades segue nesta segunda-feira

Prefeitura de Belo Horizonte aumentou o número de postos para evitar filas

Por João Henrique do Vale - Cidades10/05/2021
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

A vacinação de pessoas com comorbidades segue em Belo Horizonte nesta segunda-feira. Depois de registrar demora e longas filas, a Prefeitura ampliou o número de postos para atender este público prioritário. Serão 36 unidades de saúde abertas para a imunização. Antes, eram 18. 

Nesta segunda-feira, a vacinação segue para moradores com comorbidades de 56 e 55 anos completos até 31 de maio. Também podem procurar os postos as pessoas com Síndrome de Down com idade entre 18 e 59 anos completos até 31 de maio; pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos completos até 31 de maio; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades a partir de 18 anos completos até 31 de maio; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) de 18 a 59 anos completos até 31 de maio. 

As pessoas com comorbidades de 59, 58 e 57 anos completos até 31 de maio, que não receberam a vacina, também podem se imunizar. A vacinação vai acontecer em pontos fixos exclusivos, das 8h às 16h. Os endereços dos pontos de vacinação estão disponíveis no portal da Prefeitura.

Filas no fim de semana 

No sábado, Belo Horizonte registrou filas e demora nos postos de saúde. A imunização aconteceu em 18 postos em toda a cidade. A Prefeitura afirmou que as características da vacina da Pfizer, que está sendo aplicada neste público, não permite uma grande ampliação dos locais de aplicação. O imunizante tem armazenamento e aplicação diferentes das outras vacinas. 

Por causa disso, o Ministério da Saúde orientou que os locais de vacinação sejam mais concentrados e, neste momento, em função das especificidades, não está recomendado pontos de drive-thru, segundo a prefeitura.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, somente sexta e sábado, dias 7 e 8, foram vacinadas cerca de 17 mil pessoas. “A Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando de perto o processo de vacinação para garantir a qualidade do imunizante e a assistência à população. Outra medida adotada foi antecipar, já na fila, a conferência dos documentos necessários. As vacinas para os públicos contemplados nesta etapa da campanha estão garantidas”, finalizou a prefeitura.