98 Live - Logo
  1. News
  2. Cidades
  3. Decreto que autoriza o funcionamento do comércio em BH é publicado

Decreto que autoriza o funcionamento do comércio em BH é publicado

Alguns setores da economia poderão reabrir a partir desta quinta-feira na capital mineira

Por João Henrique do Vale - Cidades05/08/2020
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter

Parte do comércio de Belo Horizonte vai poder reabrir a partir desta quinta-feira. O decreto que autoriza o retorno das atividades econômicas foi publicado na edição desta quarta-feira no Diário Oficial do Município (DOM). A flexibilização já tinha sido adiantada pelo prefeito Alexandre Kalil em entrevista coletiva.

A abertura será em três dias, enquanto em quatro o comércio ficará fechado. A estratégia é diferente do que tinha sugerido o Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas-BH), que solicitou a abertura em quatro dias da semana.

Vão poder funcionar a partir desta quinta-feira, comércio varejista não contemplado na fase de controle (fase 0), comércio atacadista da cadeia do comércio varejista, cabeleireiros, manicures e pedicures, shoppings centers, centros de comércio e galerias de lojas, e atividades no formato drive-in.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, nesta primeira fase, a reabertura representará 69 mil postos de trabalho do mercado privado (7,7% do total), com a autorização de funcionamento de mais de 20 mil empresas (11,1% do total) e mais de 51 mil Microempreendedores Individuais – MEIs (24,7%). Ao somá-la com as atividades da fase de controle (atual etapa), serão 94,5% de participação no mercado de trabalho, com a permissão de reabertura de 93,4% das empresas e de 88,4% das MEIs.